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O perfil do Serviço Público no Brasil: Atuação e desafios dos servidores

Você já se perguntou qual é o perfil do serviço público no Brasil? Quantos servidores temos? Em quais áreas atuam? Qual a média salarial e quais são os desafios enfrentados diariamente?

Queremos trazer um conhecimento mais aprofundado sobre essa parte tão essencial na formação da nossa sociedade e gerar reflexões acerca das desigualdades encontradas e das possíveis soluções para alguns problemas.Existe uma série de dados que caracterizam o serviço público no Brasil e são exatamente esses números que vamos abordar neste conteúdo. 

 

1. Quantos servidores temos e onde eles atuam?

O Brasil possui mais de 11,35 milhões de servidores e servidoras públicas, distribuídos por todo o país e atendendo a população. Em 2021, este número representava 12,45% do total de 91,18 milhões empregados no país até então. 

Cerca de 40% do total de servidores(as) brasileiros(as) atuam em áreas de primeira necessidade para a população: saúde, educação e segurança pública. E cerca de 59,74% atuam em nível municipal.

 

2. Quanto ganham nossos servidores?

De acordo com o RAIS, 2020, cerca de 50% dos servidores públicos, considerando todos os níveis, possuem média salarial de R$3.391,00, o equivalente a 2,6 salários mínimos.

Quando realizamos os recortes salariais considerando os níveis federais, estaduais e municipais temos as seguintes médias:
R$10.029,00 a nível federal
R$4.687 a nível estadual
R$2.616 a nível municipal

Vale lembrar que no nível de atuação municipal é onde temos a maior parte dos profissionais da linha de frente de atendimento à população.

Se realizamos recortes de acordo com as divisões de poderes (executivo, legislativo e judiciário) as diferenças ficam ainda mais acentuadas. Além disso, pessoas negras recebem salários inferiores e estão sub-representadas no serviço público.

 

3. Desafios enfrentados

Indo direto ao ponto, os grandes desafios enfrentados no serviço público são: falta de valorização, falta de diversidade e alta rotatividade em cargos comissionados.

 

Falta de valorização

A falta de valorização pode ser percebida por meio da insatisfação dos servidores: uma pesquisa realizada com servidores federais de países selecionados demonstrou que enquanto os servidores públicos de outros países da América Latina, como Chile e Uruguai, possuem uma taxa de satisfação de 84% e 74%, respectivamente, no Brasil a taxa de satisfação desses servidores federais é de quase 55%.

Os servidores se sentem desvalorizados quando não possuem condições de trabalho favoráveis e quando não são reconhecidos pelo que desempenham. E é importante frisarmos que  valorização não se resume a remuneração.

E o servidor pode valorizar a própria jornada colocando seus projetos em evidência e garantindo formas de impulsionar seus colegas por meio de oportunidades como o Prêmio Espírito Público.

 

Falta de diversidade

A população brasileira é composta de 55,70% de pessoas pretas e pardas, mas apenas 35,09% dos vínculos do Executivo Federal, nível onde concentram-se as maiores remunerações e níveis de responsabilidade, são ocupados por pessoas negras. No cargo de Direção e Assessoramento mais elevado (DAS-6), apenas 1,25% dos cargos pertencem a mulheres negras. Onde estão os negros no serviço público?

Com a falta de representatividade, as demandas da maioria da população não são atendidas e a ausência de políticas públicas para determinados grupos sociais reforça as características da desigualdade social.

 

Alta rotatividade em cargos comissionados

Os cargos comissionados de livre provimento são fundamentais para que governos democraticamente eleitos possam avançar em seus projetos. Apesar disso, possuem alta rotatividade e se tornam um problema.

Quanto mais as equipes são trocadas, mais desafiadora se torna a continuidade de determinadas políticas públicas. No nível federal, a probabilidade de uma pessoa em cargo comissionado manter-se na função por quatro anos é de apenas 25%. A taxa de rotatividade dos cargos comissionados é, em média, 30% ao ano.

 

Conclusão

O perfil do serviço público brasileiro é bastante diverso e esbarra em uma série de empecilhos que causam insatisfação nos servidores e acabam afetando de forma direta a  qualidade do serviço prestado à população.

O República Em Dados estuda todo o cenário do serviço público brasileiro expondo dados e buscando melhorar a gestão de pessoas no setor. O Prêmio Espírito Público é uma iniciativa criada para valorizar o servidor e incentivar a criação de projetos que façam a diferença prática na sociedade.

Esperamos que juntos possamos gerar melhorias efetivas para o Brasil.