Gestão e Planejamento

Prontuário Carioca da Saúde Mental

Finalista na categoria Gestão e Planejamento

Representante do projeto: Gilberto Roque Sonoda e equipe, servidores públicos

Projeto

O Prontuário Carioca da Saúde Mental (PCSM) é um projeto inovador desenvolvido pela Superintendência de Saúde Mental do Município do Rio de Janeiro (SSM-RJ) em parceria com a Empresa Municipal de Informática do Município do Rio de Janeiro (IPLANRIO).

Iniciado em maio de 2020, o projeto  visa integrar as informações dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial do município, melhorando a coleta de dados, planejamento e gestão para direcionar ações que beneficiem pacientes historicamente discriminados.

Desde sua implantação em dezembro de 2020, o PCSM tem sido implementado em diversos pontos de atenção da Rede de Atendimento Psicossocial (RAPS) Municipal, como Centros de Atendimento Pisicossocial (CAPS), ambulatórios de Saúde Mental e emergências hospitalares. Além disso, foi incorporado um módulo interseccional para uso em CAPS que atendem em abrigos da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Além disso, o projeto trouxe transformações significativas, substituindo os registros em prontuários físicos por um sistema eletrônico robusto e complexo, facilitando a operação e adesão dos profissionais.

Por fim, ao valorizar pacientes, profissionais e gestores da saúde mental, o PCSM contribui para garantir a representatividade, equidade e inclusão de grupos historicamente marginalizados. Assim, fortalece o setor público ao demonstrar a viabilidade de sistemas de desenvolvimento público integrados, que otimizam a coleta de dados em benefício coletivo.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br