Educação

Aula em Casa

Manaus, AM
Finalista no eixo setorial Educação

Trajetória

Na semana em que o Brasil parava devido à explosão da Covid-19, em 2020, dez profissionais públicos do Amazonas se movimentavam para levar a educação com segurança até as casas dos estudantes, permitindo que o ano letivo não fosse interrompido. Em apenas três dias, conseguiram organizar o conteúdo e fecharam importantes parcerias. Em 23 de março de 2020, começava o projeto Aula em Casa, do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), ligado à Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc – AM). Inicialmente transmitia videoaulas na emissora estatal, a TV Encontro das Águas, e pela internet, para atender alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Conforme avançava, o Aula em Casa também chegou a estudantes do 1° ao 5° do Ensino Fundamental, e passou a veicular atividades orientadas diversificadas para a Educação Infantil, em parceria com a prefeitura de Manaus.

Um elemento importante facilitou a rápida organização do conteúdo e sua transmissão: a estrutura já montada no Cemeam, criado como alternativa aos problemas logísticos do Amazonas devido à sazonalidade, em que se alternam períodos de chuvas fortes e de seca. O acervo audiovisual educativo foi adequado a uma carga horária específica, respeitando a grade curricular do estado. Na medida em que as restrições sanitárias diminuíam, novos conteúdos iam sendo gravados. Hoje, o Aula em Casa transmite em quatro canais de televisão.

Em 2020, o projeto permitiu que mais de 200 mil alunos mantivessem suas rotinas de estudo, mesmo em isolamento social. Por meio das plataformas digitais, foi alcançado um alto quantitativo de estudantes: mais de 193 mil em 2020, e mais de 273 mil em 2021. Agora está em franca expansão. Doze estados (SP, AL, AP, PA, PE, ES, SE, RJ, MA, GO, DF e CE) pretendem implementar o projeto em suas redes de ensino, que juntas alcançam mais de 7,5 milhões de estudantes.

Por promover grande impacto social, garantindo uma educação de qualidade para estudantes de inúmeras realidades sem deixar de preservar a vida da comunidade escolar, o Aula em Casa é um projeto finalista no eixo setorial Educação do Prêmio Espírito Público 2022.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br