Saúde

Sala Lilás Campo Grande: um espaço público de acolhimento às pessoas em situação de violência doméstica e sexual no Instituto Médico Legal na zona oeste do Rio de Janeiro

Finalista na categoria Saúde

Equipe do projeto:Tatiana Fonseca, Camila de Souza e Kelly Curitiba, servidoras públicas

Projeto

A Sala Lilás Campo Grande é um projeto nascido da necessidade de oferecer acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. O projeto coloca a pauta da violência como agenda prioritária e integra o trabalho da saúde com peritos do IML.

Fruto de um convênio entre várias entidades, o espaço visa qualificar o atendimento a essas mulheres, conectando-as com redes de saúde e proteção.

Inaugurada em 2018, a sala já realizou milhares de atendimentos, estendendo seus serviços para diferentes formas de violência e ciclos de vida. Seus resultados são notáveis, com um aumento expressivo no número de notificações sanitárias, tornando-se uma das principais unidades notificadoras na cidade do Rio de Janeiro.

Além disso, a iniciativa ganhou visibilidade nos serviços de saúde e proteção à mulher, multiplicando-se para outros municípios do estado, com um total de sete salas inauguradas. A Sala Lilás promove inovações colaborando para uma gestão pública mais eficaz no enfrentamento à violência de gênero.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br