Eixo Intersetorial

Wesley Matheus

Belo Horizonte (MG)
Finalista no eixo Intersetorial

Trajetória

Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, neto de um quilombola e uma indígena, Wesley Matheus carrega consigo as lições dos que vieram antes para inspirar os que virão depois. A primeira delas aprendeu logo cedo: “a caneta tem poder”, dizia sua avó. A ideia de conseguir mudar a realidade — sua e dos outros —, parecia distante para um jovem negro que cresceu em meio à vulnerabilidade socioeconômica. Apesar da pouca idade, não custou para descobrir que a sua caneta seria usada para fazer ciência — não aquela dos microscópios, mas a que investiga os problemas sociais que via desde novo.

Aos 19 anos, ingressou no curso de Ciências Sociais na UFMG, onde se encantou pelo universo da pesquisa. Fez mestrado e doutorado em Ciência Política com foco em combate à desigualdade e gestão baseada em evidências. Em 2009, a experiência acadêmica uniu-se ao desejo de transformar, por meio do serviço público, o estado onde nasceu.

Ao longo da sua trajetória, Wesley destacou-se por aplicar técnicas inovadoras de análise de dados, como aprendizagem de máquina, ao cotidiano de gestão. A estratégia motivou a construção de uma pós-graduação em dados no Tribunal de Contas de Minas e um projeto que avaliou um orçamento de quase R$ 300 milhões dedicado à redução da pobreza rural. A iniciativa, além de ter sido premiada pela inovação, rendeu um convite para trabalhar em Moçambique e Malawi de 2018 a 2020.

Durante o período que esteve na África, presenciou a passagem do ciclone Idai em 2019, um dos maiores da história do continente. Wesley, então, articulou com diferentes setores do Brasil e de Moçambique o envio de equipamentos e tropas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais ao país — a primeira missão internacional da instituição, elogiada inclusive pelas Nações Unidas.

“Quando você lida com problemas como a pobreza, eles são intersociais, [ou seja], precisam de uma resposta diversa e de vários atores”, destacou Wesley. “Um desastre atravessa todas as dimensões da vida”, acrescentou ele, enfatizando que no serviço público “a gente não faz nada sozinho”.

Ao retornar ao Brasil em 2020, coordenou a construção de planos de combate à pobreza e resposta a desastres na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais. Sob a sua gestão, cerca de R$ 1 bilhão foi destinado ao enfrentamento da pandemia, rompimento de barragens e chuvas torrenciais.

Por acreditar na gestão baseada em evidências para combater desigualdades, Wesley Matheus é finalista no eixo Intersetorial do Prêmio Espírito Público 2022.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br