Close

Blog

Pessoas que transformam

Filtre as histórias

Projeto emite documentos para inclusão e ressocialização de presos do sistema penal do Espírito Santo

O ‘Identifique-se’ já atendeu mais de 30 mil internos em sete anos A reinserção de detentos na sociedade ainda representa um grande obstáculo no

Produção de algodão orgânico na Paraíba oferece novas oportunidades e mais renda para agricultores

Iniciativa implantada em 2012 beneficia 700 famílias de áreas semiáridas do estado. Combater a insegurança alimentar, assegurar renda para famílias de agricultores e ainda

Ambulatório de atendimento de saúde a pessoas transgêneras na UERJ é referência

Apesar de terem garantido o direito de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as populações transgênera, travesti e não-binária enfrentam dificuldades em receber acesso e tratamento adequados na rede pública. Para garantir assistência a todos, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) inaugurou, em 2022, o ambulatório Identidade, que oferece assistência a esse recorte social. Atualmente, o serviço atende cerca de 500 pessoas.

Projeto Alvorada acolhe e capacita egressos do sistema prisional e familiares para o mercado de trabalho

Educação, inserção no mercado de trabalho e uma abordagem acolhedora são algumas das formas consideradas eficazes para reduzir a reincidência criminal, fortalecer a segurança pública e promover justiça. Partindo desses objetivos, o Projeto Alvorada, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), tem promovido a inclusão social produtiva de pessoas egressas do sistema prisional e de suas famílias em vários estados.

Projeto Lumini atua no aperfeiçoamento da busca por desaparecidos no Brasil

Parentes de pessoas desaparecidas vivem um luto doloroso e prolongado, agravado muitas vezes por falhas nas investigações. Para enfrentar esse cenário, a Polícia Federal criou, em 2023, o Projeto Lumini — uma iniciativa que busca integrar e coordenar ações de busca em todo o país.

Concurso Público Nacional Unificado introduz inovação e inclusão à seleção de servidores

Primeira edição do CPNU selecionou mais de 6 mil servidores em processo inovador, que agora é finalista do Prêmio Espírito Público.
O Brasil assistiu, em 2024, a uma experiência inédita na forma de recrutar servidores públicos federais. O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) reuniu 6.640 vagas de diferentes órgãos e entidades em um único processo seletivo, realizado simultaneamente em 228 cidades do país.