Meio Ambiente e Emergência Climática

REFLORA – Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira

Finalista na categoria Meio Ambiente e Emergência Climática

Representante do projeto: Rafaela Campostrini Forzza, servidora pública

Projeto

O Projeto REFLORA, colaboração entre o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) e o Inventário Florestal Nacional (IFN) desde 2014, visa resgatar espécimes da flora brasileira depositados em herbários estrangeiros, disponibilizando-os no Herbário Virtual Reflora.

Ele possibilitou o cumprimento da Meta 1 da Estratégia Global para a Conservação de Plantas estabelecida pela Convenção sobre Diversidade Biológica organizada pela Organização das Nações Unidas. Com a participação de 980 cientistas, o Brasil catalogou 46.975 espécies nativas em uma plataforma online multilíngue. O projeto contou com o CNPq como principal financiador e está sediado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Também promoveu inovações tecnológicas, como o primeiro sistema online para dados de flora e fungo do Brasil. Além disso, serviu de base para iniciativas semelhantes, como o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil. Estratégias de disseminação incluem vídeos, redes sociais e inserção na mídia.

O REFLORA colabora com diversos órgãos governamentais, fornecendo informações para gestão pública em áreas como repartição de benefícios, liberação de plantas no Brasil e avaliação de risco de extinção.

Apesar dos desafios financeiros e culturais, o REFLORA coordena voluntários e bolsistas em rede, reconhecendo publicamente seus esforços. Sua gestão inovadora e qualidade de serviços contribuem para fortalecer a imagem do setor público.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br