Gestão de Pessoas

Outubro Movimente: De Repente a Gente Muda a Mente

Cuiabá, MT
Vencedor no eixo setorial Gestão de Pessoas

Trajetória

Para celebrar o Dia do Servidor Público de 2021 (28 de outubro), uma equipe de três profissionais da Superintendência de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas, ligado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Mato Grosso (Seplag-MT), teve uma ideia aparentemente simples mas, para realizá-la, mostrou na prática o significado de resiliência e iniciativa. Com o intuito de desmistificar três máximas a respeito de inovação no setor público – que se trata apenas de tecnologia da informação, custa caro aos cofres públicos e é algo restrito a pouquíssimas pessoas criativas -, organizou uma série inédita de eventos híbridos (presenciais e online) com a participação de personalidades brasileiras de destaque no tema em questão. Inicialmente, a meta era fazer cinco lives, mas ao passo em que montavam a programação e convidavam as pessoas, o evento ganhou outra proporção. Ao final, foram 23 dias de muita discussão e partilha de experiências, com alcance nacional. O marco inaugurou uma mudança de paradigma na Seplag-MT, por chamar a atenção para o intraempreendedorismo no serviço público e mostrar como a atividade pode engajar os profissionais, melhorar processos de trabalho e, portanto, a qualidade da entrega à população. E, ainda, por provar que todos podem inovar, basta se capacitar.

Encontrando resistência no início, porém contando com alto potencial colaborativo dos profissionais envolvidos, o Outubro Movimente: De Repente a Gente Muda a Mente despertou o interesse de mais de 2 mil servidores e teve mais de 30 palestrantes, que compuseram as mesas de debate de forma totalmente voluntária.

O evento, agora anual, se consagrou como um case de sucesso e abriu portas. A equipe ganhou novos membros, animados pela possibilidade de empreender, e outros foram promovidos. O projeto inspirou a criação, em dezembro de 2021, de uma política pública estadual de incentivo ao intraempreendedorismo e à inovação no serviço público, e de uma premiação voltada aos empreendedores públicos que inovam.

Por transpor barreiras e impactar diretamente na motivação dos profissionais, instigados a externar o potencial criativo para transformar a qualidade do serviço público, o Outubro Movimente: De Repente a Gente Muda a Mente é um projeto vencedor no eixo Gestão de Pessoas do Prêmio Espírito Público 2022.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br