Educação

Fabiana Silva Rocha

Coruripe, Alagoas

Trajetória

A pedagoga Fabiana Silva teve o primeiro contato com serviço público como professora de educação infantil no município de Coruripe, Alagoas. A profissional atuou por três anos no cargo, mas sempre achou que poderia alcançar mais pessoas com seu trabalho. A escola é uma das instituições mais importantes na vida de uma pessoa. Além dos professores, existem diversos profissionais que também são fundamentais e ajudam a transformar educação.

Aos 23 anos, decidiu participar de uma seleção voltada para coordenadores pedagógicos e diretores escolares. “O professor trabalha com um número restrito de alunos em sala de aula. Eu sabia que sendo coordenadora pedagógica ou diretora de escola o meu trabalho iria atingir um número maior de pessoas”.

A trajetória de 19 anos da profissional é marcada por uma série de conquistas para alunos, professores e outros profissionais públicos engajados na educação. O projeto Meu Primeiro Livro, que tem por objetivo explorar de forma prática os diversos gêneros textuais, foi idealizado por Fabiana e alcançou alunos de diversas maneiras. Inicialmente, a ação foi direcionada a um público pequeno, mas logo despertou interesse de outros estudantes. Os textos produzidos por alunos se transformou em um livro. Além dos professores abordarem as produções em sala de aula, os estudantes também podem encontrar o livro nas bibliotecas das instituições.

Fabiana também exerceu o cargo de gerente regional, escolhida pelos resultados positivos que alcançou na educação de Coruripe.Fabiana havia sido responsável pela melhoria do desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da escola em que foi diretora em 2013. O IDEB é responsável por medir a qualidade educacional de escolas no país e estabelecer metas para melhorar o ensino o público.

O município de Coruripe conseguiu alcançar os melhores índices educacionais em Alagoas no ano de 2017 graças a um projeto criado pela profissional. Uma escola na zona rural, por exemplo, alcançou a impressionante nota 9,9 no IDEB.

Hoje, Fabiana atua como articuladora de ensino da Secretaria de Educação do município. A pedagoga é responsável por acompanhar de perto os alunos e elaborar projetos para transformar a educação. Os planos da profissional ainda vão muito mais longe. Fabiana integra o Núcleo Conectando Saberes da Fundação Lemann em sua cidade, realiza formações, promove momentos para compartilhamento de experiências e está à frente de um novo projeto em prol do IDEB 2019. A profissional pública trabalha para que não haja diferença entre as instituições públicas e privadas. “Eu acredito muito no poder que a escola pública tem”.

Carla Guaitanele – Finalista

Clique e confira essa historia

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br