Educação

Janaína Barros

“Quando cheguei faltava tudo, principalmente autoestima, que tem uma grande influência no aprendizado”

Coordenadora Pedagógica
Seabra, Bahia

Trajetória

Nos últimos 20 anos, Janaína Barros transformou o ensino em Seabra, na Bahia, como coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação. Dentre as realizações, ela elaborou um plano de apoio à alfabetização, cadastrou os alunos na biblioteca municipal e agora luta por infraestrutura para estudantes do turno noturno e de baixa visão.

Em 2005, Janaína iniciou seu trabalho de formação de professores e gestores no Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, mas sonha em melhorar sua própria formação com um mestrado. “Já recebi proposta de bolsa de estudos no exterior, mas não falo inglês, por isso estou estudando sozinha” comenta Janaina, de 40 anos, formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia.

Quando Janaína assumiu a coordenação da Escola Professora Ivani Oliveira, em 2012, não havia currículo de ensino. O plano de avaliação adotado foi ampliado para toda a rede de Seabra e apresentado em mais de 30 cidades da Bahia, em capitais brasileiras e no Chile. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica atingiu 5,9 (a meta brasileira até 2022 é de 6,0) e a aprovação passou a 98%. Essas ações deram à instituição o Prêmio de Gestão Escolar da América Latina Victor Civita, em 2013. Hoje a evasão escolar é de menos de 2%, os pais participam da escola e a defasagem de idade foi eliminada.

Janaína Barros – Finalista

Clique e confira essa historia

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br