Gestão de Pessoas
Programa Empodera TRT-13
Finalista na categoria Gestão de Pessoas
Representante do projeto: Brenna Suany Costa Cavalcanti, servidora pública
Projeto
O Programa Empodera TRT-13 surge em um contexto histórico-social marcado pela desigualdade de gênero nos espaços laborais, especialmente com menor presença feminina em cargos de gestão.
Com o aumento significativo da participação feminina nos cargos de liderança do Tribunal, atingindo 41% em cargos comissionados e 51% nos indicados pelo presidente, o programa também estabelece reservas de vagas em contratos de prestação de serviços e oferece capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Enfrentando adversidades como a cultura patriarcal enraizada, o programa valoriza o empoderamento feminino e promove ambientes inclusivos. Sua contribuição para o fortalecimento do setor público está na promoção da diversidade e na adoção de decisões estratégicas que consideram a pluralidade, além de utilizar a tecnologia para avanços sociais.
Além disso, para promover representatividade e inclusão de grupos historicamente minoritários, o programa também reserva vagas em contratos de mão de obra terceirizada e institui o Programa Maternidade Gentil para servidoras mães.