Educação

Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC)

Teresina, PI
Vencedor no eixo setorial Educação

Trajetória

Todos de mãos dadas pela Educação. Esse é o lema da equipe do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), lançado pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) em maio de 2021. O estado vivia uma situação alarmante: a maioria dos municípios piauienses registravam os níveis 1 e 2 da escala de alfabetização para o componente leitura, considerados “insuficientes”. Os altos índices de analfabetismo entre jovens e adultos também preocupavam. Graças ao árduo trabalho de uma equipe de 15 pessoas, o quadro começou a mudar em tempo recorde. Os 224 municípios do Piauí aderiram ao PPAIC em um ano, por meio da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), que busca garantir as condições necessárias para todas as crianças piauienses chegarem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma. O programa se consolidou como o maior em regime colaborativo do Piauí, impactando mais de 155 mil estudantes.

A iniciativa se divide em cinco eixos, com o intuito de apoiar e estimular a participação dos municípios: fortalecimento e aprendizagem; fortalecimento das gestões escolar e municipal; articulação, cooperação e incentivo; comunicação e engajamento; avaliação externa e monitoramento. Vale destacar, em especial, uma ação de fomento ao protagonismo das crianças no processo: a realização de um concurso para a escolha dos mascotes, batizados de Leitur e Leitura. Dados preliminares do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) 2022, relativos aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, quando comparados aos resultados do Saepi 2021, indicam impactos positivos do PPAIC sobre a aprendizagem. Para o componente de Língua Portuguesa, a proficiência média alcançada pelo estado em 2021 foi de 574 – sendo a proficiência de 600 considerada adequada. Em 2022, a proficiência média aumentou para 599.

Pela dimensão inédita que tomou no Piauí para solucionar um grave problema de acesso a um direito básico, o PPAIC é um projeto vencedor no eixo setorial Educação do Prêmio Espirito Público 2022.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br