Educação

Glaucio Ramos Gomes

Paulista, Pernambuco

Trajetória

O professor Glaucio Ramos, de Paulista, Pernambuco, é um grande apaixonado pelas palavras e enxerga nelas um meio de transformar realidades e alimentar sonhos. Sua convicção no poder da educação, fez com Glaucio escolhesse o serviço público há mais de uma década para construir maneiras criativas e eficazes de ensinar.

Descobriu sua vocação ainda no ensino médio quando começou a dar aulas de informática. “Eu não me vejo fazendo outra coisa. A educação é um leque muito grande. A sala de aula é um mundo e é preciso enxergar as possibilidades que ela tem”. O profissional público acredita que a educação é o pilar fundamental para desenvolvimento do país.

Glaucio tem brilho e sorriso na voz. Ele é contador de histórias, autor de livros infanto-juvenis e empreendedor social. Atualmente, ele é formador de professores de Língua Portuguesa e coordenador de bibliotecas escolares da Secretaria de Educação de Paulista. Além disso, desenvolve um trabalho para estimular a leitura dos alunos com uma biblioteca itinerante. O projeto surgiu após ele perceber que alunos de diversas escolas não tinham acesso aos livros.

A trajetória de Glaucio na educação serve de inspiração. Os projetos didáticos que desenvolveu transformaram a maneira de pensar o ensino de professores e também de alunos. Com doutorado em análise do discurso, a missão do profissional é transformar as aulas tradicionais em experiências mais interessantes para os alunos. “Eu comecei a trabalhar com projetos educacionais que são uma ferramenta formidável para tornar a aprendizagem envolvente e instigante. Usando esse método, eu pude trabalhar temas instigadores: história local via poesia, maioridade penal, pena de morte, aborto, leitura para cegos, feminicídio etc.”.

No ano passado, o professor criou o projeto “Olhos de emoção, ouvidos de fantasia: produção de audiolivro para estudantes cegos”. A iniciativa venceu a etapa estadual do 11º Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação em 2018. A premiação valoriza educadores que contribuem para a melhoria do ensino. Além desse reconhecimento, o projeto gerou um impacto positivo nas salas de aula.

A vontade de melhorar a educação e garantir um ensino de qualidade para a população são combustíveis do profissional público. Glaucio idealizou muitos projetos como a Parada da leitura, Geladeira literária, Circulando leitura e Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa. Transformando o acesso a cultura e educação dos 19 mil alunos da rede de ensino de Paulista e também de outros moradores da cidade.

Carla Guaitanele – Finalista

Clique e confira essa historia

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br