Desenvolvimento Social

Adriano Laurindo

Curitiba (PR)
Finalista no eixo Desenvolvimento Social

Trajetória

Nascido e criado em Curitiba (PR), Adriano Laurindo começou a trabalhar com apenas 14 anos para ajudar a família. Filho de uma dona de casa e um caminhoneiro, responsáveis por cuidar de três crianças, Adriano descobriu logo cedo o impacto de uma oportunidade na vida de um jovem em situação de vulnerabilidade. Aos 19 anos, recém formado no ensino médio, foi aprovado em um concurso da Prefeitura de Curitiba, onde está há 30 anos. A sua formação também inclui uma graduação em Gestão Financeira pela UniOpet e uma especialização em Gestão Pública pela Unifacear.

Adriano começou sua carreira no serviço público atuando na secretaria de uma escola pública da região. Ao longo dos anos, destacou-se pelo trabalho e empenho, o que lhe rendeu convites para novos desafios na área da Educação. Em 2017, surgiu o maior deles: assumir a coordenação do Liceu de Ofícios, programa de qualificação de jovens e adultos gratuito da Prefeitura de Curitiba que, naquele momento, estava praticamente parado, com poucas atividades oferecidas e quase sem recursos.

Foi quando decidiu, então, implementar mudanças que transformaram completamente o Liceu de Ofícios, como o fomento de parcerias com empresas e instituições que, após a capacitação dos alunos, poderiam absorver os profissionais formados. Além disso, novos cursos foram incluídos de acordo com as tendências do mercado e com a demanda por mão de obra qualificada de setores estratégicos da cidade. Através do programa, jovens e adultos, sobretudo em situação de vulnerabilidade, têm acesso a uma gama de cursos práticos que ensinam desde dicas para passar em processos seletivos até noções de informática, gastronomia, idiomas, administração, hotelaria e empreendedorismo.

A forma como Adriano coordenou o Liceu de Ofícios atraiu ainda mais recursos, permitindo que o programa se tornasse referência nacional em qualificação gratuita. Assim como ele — que ingressou cedo no mercado de trabalho para contribuir com a renda familiar —, muitos jovens puderam se capacitar e melhorar as condições de vida da família por causa do programa. Além disso, Adriano conta que não são raras as histórias de pessoas mais velhas que migraram para um emprego melhor graças à iniciativa ou de refugiados que encontraram nos cursos um caminho para continuar no Brasil. Até hoje, quase 1 milhão de alunos já foram certificados pelo Liceu de Ofícios. 

“Existe hoje uma carência de mão de obra. O nosso foco é combater a falta de políticas públicas com geração de oportunidades para incluir as pessoas no mercado de trabalho”, explica. “Precisamos fomentar programas para que aqueles que estão carentes de políticas públicas possam decidir onde querem estar e se sintam cidadãos.”

Por acreditar na força da educação profissional para transformar histórias, Adriano Laurindo é finalista no eixo Desenvolvimento Social do Prêmio Espírito Público 2022.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br