Comitê Setorial

Prêmio Espírito Público
2021

Escolha uma categoria

Educação

Katia Stocco Smole

Katia Stocco Smole

Diretora do Instituto Reúna, fundadora do Instituto Mathema, presidente da Câmara de Educação Básica do CEESP, ex-Secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), ex-Membro do Conselho Nacional de Educação, Katia tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação. Membro do Conselho Consultivo do Movimento pela Base (BNCC – Base Nacional Comum Curricular), Membro do Conselho da Nova Escola, é doutora e mestre em educação com área de concentração em ensino de Ciências e Matemática pela FEUSP.

Maria Cecília de Almeida e Silva E. Lins

Maria Cecília de Almeida e Silva E. Lins

Fundadora e Diretora Executiva Instituto Pró-Saber SP na comunidade de Paraisópolis desde 2003.
Formada no magistério, graduada em Psicologia e doutoranda em Educação pela PUC SP. Especialização em Stanford na Formação Executiva para líderes de Organizações da Sociedade Civil e no Insper no Núcleo de Ciência pela Infância em parceria com Harvard. Conselheira dos Institutos Protea, Think Twice Brasil, Voa/Ambev e IABCD. Integra o Grupo Mulheres do Brasil desde 2014.
Seu sonho é contribuir para o fim da desigualdade por meio da garantia e defesa do direito da criança poder Ler & Brincar.

Naomy de Oliveira Ramos

Naomy de Oliveira Ramos

Professora, Gestora de Inovação e Mestranda de Gestão e Políticas Públicas (FGV), atua na Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo onde ocupa o cargo de diretora no DEPEC (Departamento de Programas de Formação e Educação Continuada), o principal departamento da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo onde participa da concepção, revisão e gestão de ações formativas, tendo atuação direta em programas como Inova Educação, Centro de Inovação da Educação Básica Paulista, Currículo Paulista, Centro de Mídias (SP), Trilha de Educação Antirracista e Programa Ensino Integral.

Teresa Pontual

Teresa Cozetti Pontual Pereira

Subsecretária de Ensino no Município do Rio de Janeiro e membro do Movimento Agora. Foi Gerente Executiva do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE). Diretora de Currículos e Educação Integral na Secretaria de Educação Básica do MEC. De 2013 até sua ida para o MEC, foi Subsecretária de Educação na Secretaria Municipal da Educação do município de Salvador. Atuou como Gerente de Projetos na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Foi Subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. É mestre em Política Educacional Internacional pela Universidade de Harvard em Massachusetts, Lemann Fellow, especialista em Gestão de Negócios pelo COPPEAD/UFRJ e é bacharel em Ciência Política pela faculdade de Swarthmore na Pensilvânia.

Saúde

Arthur Lima

Arthur Lima

Dentista, Esp. em Saúde da Família e mestrando do programa de pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (Faculdade de Medicina da Bahia). É fundador e CEO da AfroSaúde, startup que cria tecnologias em saúde com foco na diversidade racial. Reconhecido pela Forbes como “Forbes Under 30” e pelo MIPAD 100 (Most Influential People of African Descent), como Um dos 100 Afrodescendentes Mais Influentes do Mundo.

Elaine Nascimento

Elaine Nascimento

Assistente Social. Dra em Ciências IFF-FIOCRUZ. Pesquisadora em saúde pública e coordenadora adjunta da Fiocruz Piauí.Docente permanente do Programa de Políticas Públicas da UFPI. Líder do Diretório de Pesquisa: Saúde, Interseccionalidade e Direitos Humanos do CNPq. Coordenadora do grupo de estudos Afro Ibero Latino-Americano de Feminicídio-AILAF; coordenadora do grupo de estudos de Raça, Gênero/Sexualidades e Classe profa Elaine Nascimento; Líder do grupo de estudos Feminismos, Patriarcado numa perspectiva Interseccional.

Ivisen Lourenço

Ivisen Lourenço

Formado em Administração e Negócios, pós-graduado em projetos e ciência de dados, com mais de 10 anos de experiência em inovação, estratégia, projetos e desenvolvimento de negócios na área de Saúde. Com uma trajetória intraempreendedora, desenvolveu diversas iniciativas de impacto através da conexão do setor público e privado. Nos últimos anos tem trabalhado na construção de um ecossistema de inovação em saúde colaborativo e sustentável, por meio da adoção de tecnologias e modelos de atenção disruptivos como gerente de inovação aberta do InovaHC, núcleo de inovação do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP.

Márcia Rocha

Márcia Cristina Gomes da Rocha

Atualmente é Especialista Líder em Saúde, no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Doutora em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (2016). Mestre pelo Instituto Nacional de Administração Pública (INAP) na Espanha (2003), Especialista em Gestão Municipal pela Fundação João Pinheiro (2001) e Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993). Áreas de concentração: saúde pública, politicas sociais e gestão pública.

Rômulo Paes de Sousa

Rômulo Paes de Sousa

Médico, PhD em epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. É pesquisador da Fiocruz Minas, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas de Saúde e Proteção Social. É vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO. É pesquisador honorário do Instituto de Estudos do Desenvolvimento (University of Sussex, Reino Unido) e consultor sênior em proteção social do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Foi Diretor do Centro Mundial do PNUD para o Desenvolvimento Sustentável. Foi Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Gestão de Pessoas

João Paulo Vergueiro

João Paulo Vergueiro

Diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Professor, coordenador do Fundo de Bolsas e do Alumni Alvaristas na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP. Administrador e Mestre em Administração Pública pela FGV e Bacharel em Direito pela USP. Conselheiro da Fundação Amor Horizontal, da Kibô-no-Iê e do Conselho Regional de Administração de São Paulo. Membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos de SP (ABRH-SP).

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz

Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo; Professora da Pós-graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Secretária Executiva do Instituto para o Desenvolvimento de inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social

Ricardo Kadouaki

Ricardo Kadouaki

Administrador Público e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV-EAESP. Tem experiência com inovação, tecnologia e comunicação no serviço público. É Coordenador de Comunicação e Disseminação na Fundação Seade, a agência de estatísticas do Estado de São Paulo. Trabalhou no Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais, no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio) e foi consultor para governos na PwC.

Rosana Fernandes

Rosana Fernandes

Founder e CEO da Fênix Treinamentos. Membro do Programa Crescer sem Barreiras (ABRH). Diretora de Gestão de Talentos no Instituto Guetto . Mentora de Startups no Future Females Business School. Especialista em Negócios de Impacto Socioambiental (PUC-RJ) e Marketing Estratégico (FGV). Pós-Graduada em Comunicação Empresarial. Utiliza referências afrocentradas e baseadas em filosofias africanas como o UBUNTU no desenvolvimento de treinamentos. Apaixonada por pessoas e desenvolvimento humano, possui como forte compromisso contribuir com a Inclusão e Diversidade.

Tâmara Andrade

Tâmara Andrade

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela FGV/EAESP, especialista em Gestão de Pessoas pela FIA USP e psicóloga pela PUC SP. Possui mais de 13 anos de experiência em gestão de pessoas, sendo os últimos seis anos focados no terceiro setor e governos. Atuou em consultorias e organizações multinacionais por sete anos, liderando projetos de gestão de pessoas e educação, desenvolvendo metodologias de seleção por competências, programas de desenvolvimento de liderança, carreira e competências socioemocionais. Por seis anos foi Diretora no Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos que apoia a transformação de gestão de pessoas no setor público brasileiro. Apoiou a estruturação da organização desde a fundação e foi responsável pela criação do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão da organização, iniciativa premiada por órgãos públicos e instituições da sociedade civil. Professora convidada do bacharelado em Administração Pública da FGV/EAESP e do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP, ministrando disciplinas sobre autoconhecimento, carreira e desenvolvimento interpessoal. Tâmara é membro do conselho consultivo do Programa de Combate ao Assédio Sexual no Trabalho do Governo do Estado de São Paulo, Fellow da Fundação Arymax, Mentora do Columbia Women’s Leadership Network in Brazil Program – Columbia University e Fellow da Managing Global Governance Network, do Instituto de Desenvolvimento Alemão.

Meio Ambiente

Andrea Peçanha Travassos

Andrea Imperador Peçanha Travassos

Andrea Peçanha Travassos é bióloga, pedagoga e especialista em Ciências Ambientais. Possui também MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP e formação executiva em Mensuração de Impacto para Organizações Sem Fins Lucrativos pela Harvard Kennedy School . Atua no IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, há mais de 20 anos, onde concentra suas ações no desenvolvimento institucional e captação de recursos. Coordena atualmente a Unidade de Negócios Sustentáveis, iniciativa que recebeu o prêmio Ford de Conservação Ambiental. Tem ampla experiência em temas relacionados à gestão e governança de OSCs e parcerias intersetoriais, onde tem concentrado sua atuação, especialmente através de MRC – Marketing Relacionado a Causas, onde tem experiências concretas e formação internacional. É responsável pelo planejamento, desenvolvimento e gestão das parcerias institucionais com diversas empresas, nacionais e multinacionais, institutos e fundações. É atualmente integrante do Conselho da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos.

José Bueno

José Bueno

Arquiteto e Urbanista pela FAUUSP. Fundador do Instituto Harmonia, Educação e Sustentabilidade. Mestre na arte Aikido e aquarelista. Palestrante no Brasil e no exterior. TEDx Speaker. É facilitador em jornadas de desenvolvimento humano e educação corporativa em inúmeras empresas e Universidades. Em parceria com o geógrafo Luiz de Campos Jr criou RIOS e RUAS em 2010 para promover e inspirar inúmeras ações para milhões de pessoas descobrirem, verem e desejarem nossos rios limpos e livres.

Marcia Hirota

Marcia Hirota

Ambientalista, Diretora Executiva da Fundação SOS Mata Atlântica. É Mestre em Administração de Sistemas de Informação e especialista em bancos de dados. Desde 1990 faz parte da equipe da Fundação SOS Mata Atlântica e, entre 1994 e 2020, coordenou o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, desenvolvido pela SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Wanderléia Aparecida Coelho

Wanderléia Aparecida Coelho

Gestora Pública e Assessora Técnica de Educação Ambiental no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo- CAOPMAHU – Ministério Público do Paraná. Formada em Pedagogia, é Educadora Ambiental e tecelã da Rede de Educadores Ambientais do Paraná – REA PR.

Assistência Social

Cintia Spindola Luciano

Cintia Spindola Luciano

Bacharel em Serviço Social na Faculdade Metropolitana Unida – UNIFMU; Pesquisadora no Projeto Manas por Manas no NUDHES com a parceria entre a Universidade da Califórnia, São Francisco – UCSF e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP, Projeto TransNacional, Projeto TransAmigas e Pesquisa Divas – coordenado em São Paulo pela FCMSCSP. Trabalhou na implementação e construção do Programa Transcidadania da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e atuou como Assistente Social no Centro de Referência e Defesa da Diversidade de 2014 a 2018.

Claudia Adão

Claudia Adão

Assistente Social,doula, Mestra em Ciências pela Escola de Comunicação e Arte da USP e Doutoranda da FAU-USP. Pesquisadora do racismo e sua articulação com o espaço urbano, faz tese sobre as estratégias de sobrevivência, resistência e cuidado de mulheres negras em territórios periféricos. Membra da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França e colaboradora da rede BrCidades. Autora do livro Territórios de morte: homicídio, raça e vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.

Marcio Black

Marcio Black

Cientista Político, produtor cultural e coordenador do programa de Democracia e Cidadania ativa da Fundação Tide Setubal. Foi candidato a vereador em São Paulo pela Bancada Ativista em 2016. É fundador do Coletivo Sistema Negro, grupo de ação antirracista que atuou na cidade de São Paulo. Desde 2002 promove festas de rua na capital paulista, o que o levou a integrar a coordenação do Carnaval de Rua e a Virada Cultural nos anos de 2016 e 2017. Atualmente, também é líder público da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e líder público da Fundação Lemann. Em 2018 fez uma especialização em Políticas Públicas no Departamento de Economia da Universidade de Zurique.

Marcos Muniz

Marcos Muniz

Atual Presidente do Conselho de Assistência Social de São Paulo (COMAS-SP), eleito pela sociedade civil no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Estado de SP (CONDECA SP). Membro Convidado da Comissão da OAB – Pinheiros para Assuntos sobre o Terceiro Setor. Atua para influenciar tomadores de decisão articulando setores governamentais, e a iniciativa privada através da sociedade civil organizada. Foco na formulação de políticas e a alocação de recursos para impacto positivo em nossa sociedade. Defesa dos interesses institucionais para a implementação das políticas públicas nas áreas de Assistência Social e Educação.

Segurança Pública

Gabriel de Carvalho Sampaio

Gabriel de Carvalho Sampaio

Advogado. Coordenador do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional e de Litígio Estratégico da Conectas Direitos Humanos. Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2013). Membro do Conselho Consultivo da Ouvidoria das Polícias de São Paulo. Lecionou na Pós-graduação lato sensu do UniCEUB (2017-2019). Foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (2014-2016). Ministro de Justiça Interino (nov/2015). Conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (2016-2017). Conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2014-2016). Diretor Nacional do Projeto Pensando o Direito (2014-2016). Foi Assessor Jurídico no Senado Federal (2016 – 2019).

Mayara Silva

Mayara Silva

Mestranda em Direito pela Universidade de Brasília. Pesquisadora no Núcleo Pesquisa de Justiça Racial e Direito na FGV Dirieto SP. Pós-Graduada em Gestão Pública pelo Insper. Pós-Graduada em Legislativo e Democracia pela Escola do Parlamento de São Paulo. Graduada em Direito pela Universidade São Judas Tadeu. Foi Conselheira no CMDCA/SP e Assessora Técnica Jurídica na Secretaria de Negócios Jurídicos na Prefeitura de São Paulo.

Melina Risso

Melina Risso

Doutora e mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e coautora do livro “Segurança Pública para Virar o Jogo”. Atualmente é diretora de programas do Instituto Igarapé e conselheira de diversas organizações do terceiro setor. Trabalha e pesquisa diferentes temas da agenda pública, entre eles segurança pública, segurança climática, cidades, governança e direitos digitais. Melina fez parte de diferentes conselhos nacionais de políticas públicas.

Samira Bueno

Samira Bueno

Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) com estágio doutoral no Centre of Latin American Studies (CLAS) da Universidade de Cambridge. Mestre em Administração Pública pela mesma universidade e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. É diretora-executiva da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, onde atua desde 2008.

William Thomaz

William Thomaz

Capitão da Polícia Militar de São Paulo, atualmente na função de Assessor de Segurança Escolar junto ao gabinete do Secretário da Educação de SP. Faz parte desde março de 2019 (após o atentado em Suzano) da equipe que atua na gestão e coordenação da segurança escolar paulista, por meio do projeto Escola + Segura. Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV, especialista em Direito Público pela PUC-Minas e com cursos representando a PMESP e o Brasil na China e na Coreia do Sul.

Fale
Conosco

Entre em contato
conosco.
Teremos o maior
prazer em ajudar.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br