Educação

Equipe do Programa Escola Digna

Maranhão

Trajetória

Antes de 2015, quando a educação pública do Maranhão virava notícia, dificilmente seria por um bom motivo. O estado tinha um dos piores índices educacionais do país, com muitas escolas da rede sem infraestrutura básica — algumas até de taipa. Ainda assim, por muitos anos, mudar esse cenário não era do interesse de ninguém. Afinal, enquanto a construção de uma ponte é rápida e pode ser vista, redesenhar toda a estrutura educacional de um estado não só leva tempo como envolve resultados intangíveis. Tudo isso começou a mudar quando o Programa Escola Digna saiu do papel. A princípio, os esforços estavam concentrados em garantir infraestrutura educacional para os alunos estudarem com dignidade. Mas o programa se tornou algo muito maior que tijolo e cimento.

A partir de dois eixos principais, ensino médio em tempo integral e formação continuada dos profissionais da educação, o programa possibilita a formação holística para alunos e professores. Algumas das ações foram a promoção de cursos profissionalizantes, práticas de pesquisa e extensão, além da ampla inclusão de alunos com deficiência em classes comuns. Por meio da frente Pacto pela Aprendizagem, o estado fez parcerias com os municípios para que a transformação incluísse a rede municipal de ensino. Os resultados apareceram muito mais rápido do que se imaginava. Ao todo, 79 centros de educação integral foram construídos do zero, atendendo cerca de 15 mil estudantes. Mais de 300 escolas foram reformadas e 92% das crianças e adolescentes com deficiência foram incluídas em classes comuns. De 2013 a 2019, o Ideb da rede estadual subiu de 2,8 para 3,7 e o índice de aprovação no Enem e demais vestibulares alcançou os 72%. Por acreditar que a transformação da sociedade começa dentro da sala de aula, a equipe do Programa Escola Digna é vencedora no eixo setorial Educação do Prêmio Espírito Público 2021.

Assine nossa newsletter

contato@pep3stg.wpenginepowered.com