Medalha Espírito Público

Prefeitura
de Maricá | RJ

Íris | CE

Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará

Trajetória

A Medalha Espírito Público busca reconhecer o empenho, a mobilização e o engajamento das organizações públicas frente a pandemia da COVID-19. Esta é uma iniciativa para valorizar não apenas o trabalho das instituições reconhecidas, mas para reforçar junto a toda a sociedade o papel e a importância dos Governos e de todas as profissionais públicas na vida de todos nós, principalmente, mas não apenas, em momentos de crise.

Neste primeiro ano da Medalha Espírito Público, as instituições homenageadas foram escolhidas a partir da indicação de organizações parceiras do Prêmio e de um comitê com representantes das diferentes organizações realizadoras. Foram avaliados os seguintes critérios: utilização de dados e evidências, grau de inovação,  complexidade, resultados preliminares ou já observados, potencial de impacto.

Sabemos que além das instituições aqui reconhecidas, existem muitas outras, por todo o Brasil, em todas as esferas de governos, realizando esforços para mitigar os impactos da crise sanitária que enfrentamos. 

As instituições homenageadas serão:

  • Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará
  • Prefeitura de Maricá, Rio de Janeiro

Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará

Lançado no início de 2020, o Íris tem contribuído, sobretudo, para acelerar os projetos digitais do Governo do Ceará. O laboratório desempenha papel estratégico no apoio às iniciativas de transformação digital dos órgãos estaduais, além de incentivar a cultura de inovação e o uso da ciência de dados na administração pública.

Ação da instituição frente à COVID-19

O Íris foi responsável pela criação da Plataforma de Atendimento Digital do Plantão Coronavírus, um serviço de tele atendimento à população, com tira-dúvidas e consultas via sites, Whatsapp, Telegram e Facebook. O serviço ajuda a detectar e monitorar casos suspeitos de COVID-19, oferece capacitação especializada com profissionais de saúde e informa sobre medidas de enfrentamento da pandemia. Por meio da plataforma, o(a) cidadão(ã) interage com um sistema de inteligência artificial. O serviço do Plantão Coronavírus também atende demandas relacionadas a sintomas de doenças ou complicações da saúde mental da população. 

Além disso, o sistema reúne dados fundamentais para Gestores(as) de saúde e tomadores(as) de decisões. Para isso, foi preciso reconhecer sintomas e comportamentos de saúde mental da população acometida. Conhecer os padrões da doença foi crucial para elaborar protocolos de saúde eficientes e efetivos ao longo dos dias, o que seria inviável para a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará de ser realizado manualmente por meio da leitura de milhares de relatos. 

Resultados alcançados e/ou esperados:

O projeto da Plataforma de Atendimento Digital do Plantão Coronavírus foi uma das principais estratégias de enfrentamento do COVID-19 no Ceará, pensado para proteger a população,  sobretudo a mais vulnerável, garantindo um padrão de qualidade no atendimento, expandindo e fortalecendo rapidamente o sistema de saúde e controlar a disseminação da doença.  

  • As informações atualizadas no Boletim Diário e os dados dinâmicos – com atualizações mais frequentes – estão disponíveis de forma clara e objetiva e são um forte subsídio à tomada de decisão baseada em dados, que, para ser eficaz, deve acontecer em tempo hábil, sobretudo em situações de crise. 
  • Esse projeto evidenciou a importância da gestão orientada a dados, uma vez que, ao perceber que muitos dos sintomas apresentados pelos(as) cidadãos(ãs) eram também sintomas típicos de transtornos psíquicos de ansiedade, foi possível validar a hipótese e, com isso, incorporar na plataforma o Atendimento Psicossocial. Atualmente, indicadores da plataforma mostram que mais 30% das pessoas apresentaram sintomas da doença.
  • Validação do modelo de teleatendimento na saúde. Um levantamento feito pelo Governo do Ceará aponta que o valor da consulta médica em serviço hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) sai, em média, por R$ 44,20, enquanto o custo médio da teleorientação gira em torno de R$ 0,85. Além da economia financeira, o teleatendimento evita que, nos casos em que não é necessário ir ao médico presencialmente, as pessoas saiam de casa e superlotem unidades de saúde e corram riscos. 
  • Até o dia 3 de julho de 2020, o atendimento da equipe de saúde recebeu nota 9,5, em uma escala de 0 a 10. 
  • Em apenas 70 dias (de 06/04 a 16/06), a plataforma teve 334 mil acessos no total, sendo o principal canal o WhatsApp (61% dos acessos). O pico de acesso diário aconteceu no dia 07/05, com 8.700 acessos. Até dia 16 de junho, já haviam sido realizados 190 mil atendimentos únicos ao(à) cidadão(ã). No que diz respeito ao atendimento humano, haviam sido realizados 62 mil atendimentos pela equipe médica. O pico dessa categoria de atendimentos foi no dia 14/05/2020, em que a plataforma registrou 1.745 atendimentos.

Prefeitura de Maricá, Rio de Janeiro

Assim que foi confirmado que o vírus causador da Covid-19 circulava pelo Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Maricá adotou uma série de medidas nas áreas da saúde e econômica. 

Na saúde se destacam a sanitização das ruas, abertura de polos de atendimento, inauguração de um hospital e um laboratório de diagnóstico molecular, pioneiro no estado, com capacidade para realizar até 300 testes de detecção do novo coronavírus por dia, com os resultados sendo conhecidos em 72 horas. 

Na economia se destacam: a Renda Básica de Cidadania, conhecido como Bolsa Mumbuca, que teve seu valor ampliado, passando de 130 mumbucas (equivalente a R$ 130) para 300 mumbucas (equivalente a R$ 300) temporariamente; o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), que paga um salário mínimo (R$ 1.045), convertido em mumbucas pelo período de três meses aos trabalhadores informais, autônomos ou Microempreendedor Individual (MEI) prejudicados pela pandemia. beneficiando mais de 20 mil pessoas e injetando aproximadamente R$ 64 milhões na economia local; a entrega de mais de 31.400 cestas básicas para cada aluno da rede pública de ensino de Maricá, compostos por alimentos básicos como arroz, feijão, macarrão, óleo de soja, café, açúcar, farinha de trigo e por um kit de produtos de limpeza (sabão em pó e em barra, sabonete, pasta de dente, detergente, água sanitária e limpador multiuso). 

Resultados alcançados e/ou esperados:

As rápidas ações no setor da saúde, em paralelo com as do setor econômico, fizeram com que Maricá fosse citada durante debate realizado no Painel de Macroeconomia da América Latina como modelo de gestão na implantação de medidas eficientes para o enfrentamento da crise social e econômica provocada pela pandemia de Covid-19. Durante o painel, promovido pela revista de economia Americas Quarterly, os programas de Renda Básica de Cidadania (RBC) e o de Amparo ao Emprego (PAE), idealizados e implantados pela Prefeitura, foram mencionados como possíveis soluções de enfrentamento à crise. Outro resultado alcançado foi uma pequena queda (-1,0) no estoque de empregos formais no mês de abril dentre os municípios do Estado do Rio de Janeiro com mais de 150 mil habitantes, ocupando o segundo lugar com menor queda de emprego no Estado, ficando somente atrás de Belford Roxo com (- 0,4). Porém, o município da Baixada Fluminense, quase quatro vezes mais populoso que Maricá, tem um grau de informalidade muito mais alto. Os dados são do levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ainda segundo o Caged, no mês de maio Maricá manteve o segundo melhor saldo acumulado – de janeiro a maio – dentre os municípios fluminenses com mais de 150 mil habitantes. O mesmo documento aponta um saldo positivo de 14 empregos por carteira assinada, resultado de 276 admissões e 262 desligamentos no estoque total de empregos na cidade, em meio à crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Em virtude dessas ações, Maricá não só conseguiu manter seus estoques de emprego, como criou mais postos de trabalho em meio à pandemia, quando em muitas cidades havia demissões nas empresas.

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