Saúde

Isabel Christofari Marco

Esteio (RS)
Finalista no eixo Saúde

Trajetória

A trajetória de Isabel Christofari Marco é um retrato do impacto que um sorriso pode ter na vida das pessoas. Natural de Porto Alegre (RS), Isabel vem de uma família de professores e por pouco não seguiu o caminho da Pedagogia. Como muitos jovens, precisou usar aparelho na adolescência. No entanto, ao invés do desconforto comum nesses casos, ela desenvolveu uma admiração pela dentista responsável pelo seu tratamento na época, ao ponto de escolher a Odontologia como carreira.

Sempre interessada em questões sociais, durante a faculdade teve a oportunidade de participar do programa Universidade Solidária, que levava estudantes do Brasil inteiro para conhecerem o trabalho feito pelos profissionais de saúde no Sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Ali, em meio à seca e às casas de barro, Isabel soube que queria ser uma profissional “realmente necessária dentro da sociedade”. Formou-se na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 1996 e foi atuar como responsável técnica em uma clínica odontológica popular no município de Guaíba (RS). Anos mais tarde, em 2011, resolveu aprofundar ainda mais seu conhecimento, especializando-se em Saúde Coletiva na São Leopoldo Mandic.

Desde o início da carreira, Isabel acompanhou de perto o drama vivido por pacientes edêntulos — que tiveram perdas dentárias, parciais ou totalmente. Mais do que uma questão estética, ela enfatiza a grande perda na qualidade de vida como consequência direta da condição. Dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, insegurança nos relacionamentos, problemas nutricionais e dores de cabeça eram algumas das queixas mais frequentes nos atendimentos. A extrema vulnerabilidade social também era comum na maioria dos casos, não sendo raras as vezes em que viu jovens com perdas dentárias significativas por falta de acesso ao sistema de saúde e à informação.
O cenário que encontrou quando foi aprovada para atuar como cirurgiã-dentista na Prefeitura de Esteio (RS), em 2001, era ainda pior. Sem próteses disponíveis à população, as unidades de atendimento apenas extraíam dentes e encaminhavam os pacientes que necessitavam de próteses para universidades, que cobravam valores populares — mas ainda inacessíveis para muitos. Em alguns casos, pacientes sem um ou dois dentes tinham todos os restantes extraídos para colocarem próteses totais, mais baratas do que as parciais.

Em 2017, Isabel foi indicada por colegas para assumir a função de responsável técnica na Prefeitura de Esteio. Com a caneta na mão, pôde dar início às mudanças necessárias e urgentes. Implementou serviços de radiologia e prótese odontológica para a população, que já entregou mais de mil próteses desde fevereiro de 2021. Além disso, também fez a instalação de consultórios do Centro Integrado de Atenção à Saúde e reformou outros cinco, ampliando a rede de atendimento.

“É gratificante saber que tem tantas pessoas que tiveram a vida modificada [pelos serviços odontológicos]. Parece um detalhe, mas é um detalhe que impacta diretamente na maneira como você se coloca no mundo”, relatou.

Por devolver a qualidade de vida aos que mais precisam de motivos para sorrir, Isabel Christofari é finalista no eixo Saúde do Prêmio Espírito Público 2022.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br