Gestão de Pessoas

Atheneu Ágil

Aracaju, SE
Finalista no eixo setorial Gestão de Pessoas

Trajetória

Com mais de 150 anos de história, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense é a primeira escola pública do estado, fundada por D. Pedro II. Foi neste cenário tradicional que um gestor idealizou e, junto com um time dedicado, implementou um projeto moderno de sucesso, impactando mais de 100 profissionais e quase 960 alunos.

Enfrentando dificuldades para gerir o tempo e organizar o trabalho individualmente e em equipe, o coordenador de gestão Daniel Lemos começou, de forma intuitiva, a enumerar tarefas em checklists (listas de verificação), a fazer calendários avulsos e a usar notas adesivas em quadros físicos, os Kanbans. Aos poucos, expandiu a metodologia para o grupo de colegas, conseguindo enxergar fragilidades na comunicação e ter maior transparência no trabalho. Mas ainda não era suficiente. Fazia-se necessário uma metodologia ágil, que pudesse englobar a comunidade escolar. Explorou plataformas digitais e conheceu o Trello em 2019, mas a equipe resistia às novas tecnologias. Na ferramenta, é possível criar um quadro digital com listas de atividades dispostas em uma linha do tempo, pela qual se visualiza tarefas a fazer, em andamento e concluídas. Todo o grupo de profissionais pode ter acesso, entender os fluxos e colaborar. Ao ver a facilidade com que o gestor realizava e concluía as tarefas, não apenas a equipe de gestão se interessou e aderiu, como também professores e alunos. A incorporação do uso do Trello foi providencial: coincidiu com a explosão da pandemia de Covid-19, que impôs o modelo remoto de estudo e trabalho. Respeitando horários e rotinas laborais, as atividades eram mais facilmente organizadas e estimulavam a autogestão e autorresponsabilidade, representando um amadurecimento dos profissionais e da administração escolar.

Ao ver a conclusão dos trabalhos, equipe e estudantes se sentiram cada vez mais motivados e começaram a promover eventos pioneiros, como sabatinas online com candidatos nas eleições e lives com personalidades públicas para debater temas como gênero, meio ambiente e racismo.

A escola tem o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Sergipe, tendo passado de 5,0 para 5,2 no último ano. Também é a instituição da rede pública do estado que mais aprova estudantes em universidades federais pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por acreditar que otimizar fluxos de trabalho e estudo por meio das tecnologias amplia o acesso à educação, o Atheneu Ágil é um dos finalistas no eixo Gestão de Pessoas.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br