Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes

Rap Da Saúde

Finalista na categoria Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes

Representante do projeto: Marcio Alexandre Baptista, servidor público

Projeto

O projeto “RAP da Saúde” busca capacitar adolescentes e jovens em temas como saúde mental, gênero, diversidade, direitos humanos e cidadania, para atuarem como promotores de saúde nas unidades de atenção primária do Rio de Janeiro.

Criado em 2007 e gerido pela SMS-Rio desde 2015, já formou mais de 700 participantes e realizou mais de 13.000 ações educativas. Com 178 jovens atuando em 33 unidades de saúde.

Os resultados incluem não apenas a formação dos participantes, mas também a inserção no mercado de trabalho, acesso à educação, melhoria do autocuidado e participação em espaços de controle social.

O projeto também visa compartilhar sua metodologia, que pode ser adaptada e replicada em diferentes contextos e populações.

Além disso, promove a colaboração entre diversos setores, envolvendo diversos setores públicos e instituições da sociedade civil. As ações visam fortalecer o SUS, facilitar o acesso dos jovens aos serviços de saúde e promover diálogo permanente entre profissionais e comunidade.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br