F.A.Q.

Principais
questões
levantadas

Por Espírito Público compreendemos o comprometimento de profissionais e equipes engajados com a melhoria contínua dos serviços públicos para a sociedade. Ter Espírito Público é a vontade genuína de servir à população por meio do trabalho no setor público. Pessoas com Espírito Público buscam entregar serviços de qualidade, inspirar colegas e transformar a realidade da sua comunidade com dedicação, ética e compromisso com o bem comum.

O Prêmio Espírito Público reconhece e valoriza projetos liderados por profissionais públicos que geram impacto positivo na sociedade. Em sua 7ª edição, o prêmio reforça seu compromisso de valorizar os servidores e servidoras públicas brasileiras, protagonistas da transformação que pode elevar o Brasil a oferecer serviços melhores para toda sociedade. Acreditamos que esse é o caminho mais eficiente e construtivo para superar desafios históricos do país.  Organizado pelo Instituto República.org, organização filantrópica dedicada a produzir conhecimentos através de dados públicos e propor melhorias para a gestão de pessoas na administração pública, o PEP consolida sua missão de ser um pilar estratégico de transformação e valorização do serviço público no Brasil, influenciando positivamente servidores, instituições e, consequentemente, a sociedade como um todo.

O prêmio busca valorizar os profissionais públicos, dar visibilidade a projetos transformadores e fomentar uma rede de servidores comprometidos com a excelência, a ética e a inovação no serviço público. 

Principais objetivos do prêmio: 

  • Valorizar o trabalho de profissionais públicos comprometidos com a transformação social;
  • Reconhecer projetos que impactam positivamente a sociedade;
  • Fortalecer redes de servidores públicos de excelência;
  • Estimular a cultura de elaboração e monitoramento de projetos baseados em evidências.                   

Os valores norteadores do Prêmio são:

  • Compromisso com o interesse público
  • Transparência e integridade
  • Valorização da diversidade e inclusão
  • Excelência e inovação na gestão pública
  • Colaboração entre equipes e setores

As inscrições começam no dia 05 de maio de 2025 ao meio dia e se encerram no dia 05 de junho de 2025, às 17h. Caso haja prorrogação, a informação será divulgada no site oficial. 

Acesse o link: www.premioespiritopublico.org.br, leia o regulamento e faça sua inscrição.

A pessoa candidata ou representante da equipe deve acessar o site: www.premioespiritopublico.org.br para ler o regulamento, verificar se cumpre os critérios de elegibilidade e, caso afirmativo, realizar sua inscrição por meio da plataforma online (cujo link está disponível no site).

O cadastro deve ser feito em nome do responsável pelo projeto ou de uma pessoa representante do mesmo, caso a inscrição seja feita por equipe. A inscrição poderá ser salva e acessada a qualquer momento por meio do login e senha cadastrados na plataforma.      

Etapa 1
Cadastro na plataforma

Etapa 2
Cadastro dos dados pessoais da pessoa representante do projeto

Etapa 3
Análise de elegibilidade

Etapa 4
Cadastro dos dados pessoais dos demais membros do projeto (caso houver)

Etapa 5
Cadastro e detalhamento do projeto

Etapa 6
Envio dos documentos comprobatórios e complementares

Etapa 7
Revisão dos dados e envio da inscrição

Lembre-se de olhar o Guia do Candidato no site da premiação! Nele você tem imagens para acompanhar o passo a passo da sua inscrição.

  • Desenvolvimento Social 
  • Educação 
  • Gestão de Pessoas 
  • Gestão e Transformação Digital 
  • Meio Ambiente e Emergência Climática 
  • Saúde 
  • Segurança Pública 

Para um detalhamento maior sobre as categorias, consulte o item 4 do Regulamento da 7ª Edição do Prêmio Espírito Público.

Podem se inscrever profissionais públicos brasileiros ou estrangeiros, com pelo menos 5 anos de atuação no setor público brasileiro (consecutivos ou não), em qualquer esfera de governo (federal, distrital/estadual ou municipal) e poder (executivo, legislativo ou judiciário). Os projetos devem ter sido implementados no serviço público, concluídos ou em andamento em 2024, com indicadores de resultado e/ou impacto registrados. 

Consulte todas as informações no site do Prêmio: www.premioespiritopublico.org.br

  • Aposentados que não atuam mais no setor público.
  • Detentores de cargos eletivos no momento da inscrição (presidente, governador, prefeito, senadores, deputados, vereadores, entre outros).
  • Dirigentes partidários.
  • Avaliadores da edição atual.
  • Profissionais respondendo a processos disciplinares ou judiciais relacionados a improbidade administrativa, corrupção, crimes eleitorais, discriminação, violência doméstica, assédio, crimes ambientais ou trabalho escravo.
  • Profissionais condenados por crimes de discriminação ou violência.

Não, apesar de reconhecermos a relevância de todas as pessoas que se dedicaram ao serviço público com afinco, a proposta do prêmio é identificar profissionais que ainda atuam na administração pública contribuindo para os atuais desafios do setor público e da sociedade.

Não, apesar de reconhecermos a relevância de todas as pessoas que se dedicaram ao serviço público de qualidade, a proposta do prêmio é identificar profissionais que ainda atuam na administração pública contribuindo para os atuais desafios do setor público e da sociedade.

Somos entusiastas de projetos de pessoas que estão começando a atuar no setor público e acreditamos que podem se tornar grandes lideranças inspiradoras. No entanto, o prêmio é voltado para profissionais que já tenham uma trajetória dedicada ao serviço público e, por esse motivo, é necessário ter no mínimo cinco anos de experiência no setor de forma integral. Sendo assim, estagiários não podem participar do Prêmio Espírito Público devido ao tempo de experiência.

Sim, caso tenha no mínimo 5 anos de atuação no setor público, professores da rede pública podem se inscrever no Prêmio. 

O intuito do Prêmio Espírito Público é reconhecer projetos de pessoas que dedicam suas vidas e carreiras ao serviço público. O fato de estabelecermos o mínimo de cinco anos de serviço público é um critério objetivo que nos permite avaliar que a profissional trabalhou em, ao menos, duas gestões diferentes (mesmo havendo reeleição), demonstrando suas contribuições em diferentes situações, ambientes, contextos, equipes etc.

Também é possível ter atuado como terceirizado em organizações públicas ou por meio de concursos públicos temporários – sabemos que, em algumas esferas, isso é bem comum. Lembre-se de juntar os documentos que comprovem o tempo de experiência exigido, além da comprovação do vínculo atual. 

O Prêmio Espírito Público não contempla pessoas que estejam exercendo cargos eletivos no momento da inscrição ou pessoas que exercem função de dirigente em partidos políticos.

Sim, profissionais de qualquer nível hierárquico podem concorrer, com exceção dos cargos eletivos. Além disso, podem concorrer ao Prêmio Espírito Público servidores públicos concursados ou comissionados em atividade há, no mínimo, cinco anos, em qualquer esfera (municipal, estadual ou federal), dentro das categorias listadas para o prêmio.

O formulário de inscrição inclui perguntas para cadastro das pessoas representantes do projeto (máximo 3 pessoas) e depois questões relacionadas aos critérios de avaliação (impacto social, metodologia, integridade, potencial de escalabilidade e diversidade e inclusão). Essas perguntas ajudam a entender como o projeto atua, quais resultados já foram alcançados e como promove mudanças no setor público. Para cada critério, são abordados temas como uso de dados e evidências, inovação, transparência, inclusão e potencial de replicação.

Cada projeto pode ter:

  • 1 representante responsável pela inscrição e pelo contato com a organização.
  • Até 2 membros adicionais da equipe, que contribuem ativamente para a iniciativa.
  • Documento de identificação oficial.
  • Comprovante de atuação no setor público há pelo menos 5 anos (para todos os integrantes inscritos), com data de início no poder público e comprovação de vínculo ativo no momento da inscrição, preferencialmente por meio de plataformas oficiais (como o Gov.br). Caso não seja possível, é válido um termo da chefia com essas informações, assinado digitalmente.
  • Fase 1: Checagem de pré-requisitos e análise preliminar (seleção dos 1200 melhores projetos).
  • Fase 2: Avaliação por dois especialistas de cada categoria.
  •  Fase 3: Dupla checagem documental e seleção dos semifinalistas.
  •  Fase 4: Pitch online dos semifinalistas para júri especializado e seleção dos finalistas.
  • Fase 5: Seleção do projeto vencedor em cada categoria pelo júri especializado.
  • Votação popular: Escolha do projeto mais votado entre os finalistas.

O pitch é uma apresentação oral, clara e objetiva, que os projetos semifinalistas vão realizar para o júri especializado. O objetivo é detalhar os principais aspectos da iniciativa, como resultados, metodologia, inovação e impacto. Essa apresentação acontece online, de forma síncrona, com duração máxima de 10 minutos, seguida de uma sessão de perguntas e respostas com o júri.

Os 14 finalistas participarão de uma votação aberta ao público na plataforma oficial do prêmio. O projeto mais votado receberá o “Prêmio Especial do Público”, com entrega de certificado adicional, mas sem premiação em dinheiro.

  • Impacto social: mede o quanto o projeto partiu de diagnóstico consistente para desenhar seu objetivo e produziu resultados comprovados por dados e evidências. Além disso, serão priorizados projetos que resolveram problemas identificados em mais de uma área ao mesmo tempo (ex: educação e saúde, gestão e segurança, entre outros.
  • Metodologia: avalia a excelência, inovação e robustez metodológica do projeto.
  • Integridade: avalia a transparência e as ferramentas para um compromisso ético na execução do projeto.
  • Diversidade e inclusão: verifica o compromisso do projeto com a equidade e o atendimento a grupos historicamente marginalizados.
  • Potencial de escalabilidade: avalia o potencial do projeto para ser ampliado para outros contextos e beneficiar mais pessoas.

O grupo de pessoas avaliadoras é composto por profissionais especializados nas categorias do Prêmio, podendo ser representantes do setor público, empresas, academia ou organizações da sociedade civil. Nenhuma pessoa avaliadora pode estar concorrendo em nenhuma categoria da 7ª edição do PEP.

O grupo de avaliadores não poderá avaliar pessoas candidatas que: 

  • Tenham relação de parentesco até terceiro grau com qualquer um dos membros do projeto; 
  • Trabalhem na mesma repartição pública de qualquer um dos membros do projeto; 
  • OU possuam qualquer tipo de conflito de interesse identificado pela organização do prêmio.

Dentre os 28 projetos semifinalistas, deverão ser assegurados os seguintes percentuais mínimos de representatividade dos grupos historicamente sub-representados no serviço público:

  • Pelo menos 33% dos projetos (10 projetos) deverão ter como representante uma pessoa autodeclarada indígena, preta ou parda.
  • Pelo menos 33% dos projetos (10 projetos) deverão ter como representante uma mulher.

O regulamento detalha como será feito o ajuste para garantir essas proporções, respeitando também o desempenho dos projetos.

Cada projeto semifinalista será analisado por um corpo de 3 (três) jurados, que será responsável pela definição dos projetos premiados. As pessoas do júri serão profissionais notáveis do setor público, academia, empresas e/ou representantes do terceiro setor. 

Cada pessoa do júri não poderá avaliar pessoas candidatas que: 

  • Tenham relação de parentesco até terceiro grau com qualquer um dos membros do projeto; 
  • Trabalhem na mesma repartição pública de qualquer um dos membros do projeto; 
  • OU possuam qualquer tipo de conflito de interesse identificado pela organização do prêmio.
Etapa Data
Abertura das inscrições 05/05/2025
Encerramento das inscrições05/06/2025 às 17h
Avaliação dos projetosjunho a setembro de 2025
Divulgação dos finalistassetembro de 2025
Votação popularoutubro a novembro de 2025
Cerimônia de premiaçãonovembro de 2025
  • Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio em dinheiro no valor bruto de R$10.000,00 (dez mil reais), sujeito à tributação e retenção na fonte conforme legislação vigente.
  • Todos os membros dos projetos finalistas inscritos no Prêmio serão convidados a integrar a Rede Espírito Público, uma comunidade voltada ao fortalecimento do setor público por meio da troca de experiências, aprendizado contínuo e articulação de parcerias.
  • Todos os membros dos projetos finalistas/ vencedores inscritos no Prêmio receberão certificados.
  • Certificado para o “Prêmio Especial do Público” para o projeto mais votado na votação popular.
  • O projeto vencedor na votação popular não receberá premiação em dinheiro, mas um certificado de premiação.

Diferentemente de outras iniciativas nas quais o uso do recurso recebido precisa ser direcionado a um projeto específico, essa premiação possibilita que o prêmio seja utilizado da forma que julgarem melhor. 

Não será feito esse tipo de condicionamento, uma vez que, a despeito de continuarem ou não no setor público, são pessoas que já comprovaram ter uma trajetória consistente de contribuições ao longo de pelo menos cinco anos. 

Divulgação dos projetos finalistas – 03/06/2024

Abertura da Votação Popular ao público – 03/06/2024

Encerramento da Votação Popular ao público – 03/07/2024

Cerimônia de premiação – 25/07/2024

Cada projeto vencedor receberá como premiação uma quantia em dinheiro no valor bruto de R$10.000,00 (dez mil reais) e será convidado para ingressar na Rede Espírito Público, um espaço no qual os profissionais públicos podem articular parcerias, desenvolver novos conhecimentos e permanecer atualizados sobre o que acontece no serviço público.

Diferentemente de outras iniciativas nas quais o uso do recurso recebido precisa ser direcionado a um projeto específico, essa premiação possibilita que o prêmio seja utilizado pelas pessoas responsáveis pelo projeto vencedor da forma que julgarem melhor. Contudo, é vedada a transferência do valor do prêmio monetário da premiação ou qualquer outro benefício do Prêmio Espírito Público – 6ª Edição a familiares ou terceiros em qualquer circunstância.

Embora o valor do prêmio possa ser um atrativo, a lógica na qual o formulário de inscrição foi elaborado requer que, em diferentes áreas, cada representante do projeto inscrito apresente evidências acerca de suas contribuições. Além disso, uma auditoria independente fará a validação final das pessoas responsáveis pelos projetos vencedores em cada uma das categorias, a fim de trazer lisura e transparência para o processo.

Não será feito esse tipo de condicionamento, uma vez que, a despeito de continuarem ou não no setor público, são pessoas que já comprovaram ter uma trajetória consistente de contribuições ao longo de pelo menos cinco anos. Inclusive, porque parte destas pessoas podem estar prestes a se aposentar.

Todas as informações necessárias, como o regulamento completo, o formulário de inscrição e demais atualizações sobre o Prêmio estão disponíveis em: www.premioespiritopublico.org.br.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: contato@premioespiritopublico.org.br ou pelo WhatsApp: +55 (11) 9 1360-3203. Todas as solicitações serão respondidas em até 24h, apenas em dias úteis e em horário comercial (das 9h às 17h no horário de Brasília).

Preencha o campo do e-mail e clique em “Continuar” para fazer login. 

Você também pode tentar acessar a plataforma por meio do link que está disponível no site: https://premioespiritopublico.org.br/ – clicar no campo “Inscreva seu projeto”.

Se a mensagem persistir após a nova tentativa de login, é importante apagar os dados de navegação (incluindo o cache) e tentar novamente. 

Se não for possível apagar os dados de navegação, tente acessar o link de um navegador diferente.

Tente acessar a plataforma por meio do link que está disponível no site: https://premioespiritopublico.org.br/ – clicar no campo “Inscreva seu projeto”.

Se a mensagem persistir após a nova tentativa de login, é importante apagar os dados de navegação (incluindo o cache) e tentar novamente.

Se não for possível apagar os dados de navegação, tente acessar o link de um navegador diferente.

Clicar em “Esqueci a senha”;

Digitar o e-mail;

Clicar em “Enviar”;

Seguir os passos para a recuperação do login que será enviado por e-mail.

Após acessar a plataforma, clique no ícone do seu perfil no canto superior direito e altere sua senha (caso tenha dúvidas, acesse o “guia para inscrição” para ver o passo a passo de como atualizar seus dados pessoais).

Se a inscrição estiver em andamento:

  • Clicar em “Salvar e fechar”;
  • Acessar novamente a página inicial;
  • Clicar no ID da inscrição e continuar o preenchimento.

 

Se todos os formulários da inscrição estiverem devidamente preenchidos: 

  • Na aba “Anexos”, clicar em “Enviar”.
  • Se a aba continuar sinalizada em vermelho, é importante verificar novamente se os campos foram preenchidos.

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