Gente, Gestão e Finanças Públicas
Luciana Paiva
Supervisora
São Paulo, São Paulo
Trajetória
Luciana, de 45 anos, entrou no serviço público pela primeira vez como telefonista da antiga Telesp, em 1993, e já trabalhou no setor privado e como professora na Prefeitura de São Paulo.
Quando entrou no setor de seguro-desemprego da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de São Paulo, em 2010, o tempo de espera para o desempregado receber seu direito podia chegar a um ano: seis meses para agendar o atendimento e outros seis meses para a análise do pedido. A estrutura era ruim e não havia treinamento de atendentes, nem conservação do espaço. “Era um lugar onde ninguém queria trabalhar”, conta.
Como supervisora, Luciana reestruturou a agência da sede, modificando o sistema de agendamento de vagas, e, já como chefe, descentralizou a análise dos recursos no estado, antes concentrada na capital. A autonomia de outras agências municipais também aumentou com a criação de um grupo de assistentes regionais. Em 2017, o setor de seguro-desemprego cumpriu a meta de analisar todos os pedidos dos cidadãos em menos de 30 dias.