Comitê Setorial

Prêmio Espírito Público
2022

Escolha uma categoria

Desenvolvimento Social

23 Adauto Modesto Junior

Adauto Modesto Junior

Adauto Modesto Junior é economista pela Universidade de São Paulo USP) e mestre em Políticas Públicas pela Harvard Kennedy School. Possui atuação em administração pública, economia e governo. Servidor público federal da carreira de auditor federal de Finanças do Ministério da Economia, serviu como assessor especial e subchefe-adjunto na Casa Civil da Presidência da República (2011-13 e 2015-16), secretário-executivo adjunto no Ministério do Planejamento (2016) e economista-chefe do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) (2019-2021).

20 Anelize Lenzi

Anelize Lenzi

Procuradora da Fazenda Nacional desde 2006. Atualmente, ocupa o cargo de subprocuradora-geral da Fazenda Nacional. Mestre em Política Pública pela Universidade de Oxford e pós-graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Direito Público pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF). É membra do Conselho Fiscal da Serenas, organização suprapartidária e sem fins lucrativos para a garantia dos direitos de meninas e mulheres no Brasil. Atua como mentora da quarta turma de Mentoria da Alumna.

22 Bruno Schettini Gonçalves

Bruno Schettini Gonçalves

Administrador e engenheiro de formação, mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford e especialista em Gestão e em Projetos. Bolsista da Chevening FCO e da KE Seed Fund, líder RAPS e da Fundação Lemann, atuou como membro do Comitê de Segurança Viária da Associação Internacional de Chefes de Polícia, implantou a Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal e coordenou o Plano Nacional de Redução de Acidentes de Trânsito e a Estratégia Nacional de Fronteira. Foi pesquisador assistente na Blavatnik School of Government e no Departamento de Economia da Universidade de Oxford, além de professor convidado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atuou como secretário de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, conselheiro administrativo em empresas públicas nas áreas de infraestrutura, logística e financeira, e hoje é diretor no Ministério da Economia.

19 Daienne Machado

Daienne Machado

Servidora pública desde 2009, tem atuado nos governos federal, distrital e local. Atualmente é diretora de Estudos e Políticas Sociais, no Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPE-DF). Foi chefe da Assessoria Internacional da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), assessora especial na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e assessora no Ministério da Educação. Leciona disciplinas em Políticas Sociais Informadas por Evidências, e é conselheira do D3E. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem Mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e em Intervenções Sociais Baseadas em Evidências e Avaliação de Políticas pela Universidade de Oxford.

21 Luísa De-Lazzari Bicalho Peixoto Resende

Luísa De-Lazzari Bicalho Peixoto Resende

Servidora pública em Minas Gerais na carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2014, bacharel em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Especialista em Cidadania e Direitos Humanos no Contexto das Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Participante na 1ª edição do Santander W50 Women Emerging Leaders (2021). Participante da 2ª turma da Columbia Women’s Leadership Network in Brazil (2019 – 2020). Participante da 3ª edição do Programa para Fortalecimento da Função Pública na América Latina (2012) e integrante da Rede Botín de Servidores Públicos, no Brasil denominada de Rede Vocare. Foi diretora de Políticas de Promoção em Direitos Humanos em Minas Gerais de 2016 a 2021, tendo coordenado o projeto da Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH), finalista no 23º Concurso de Inovação no Setor Público da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e premiado no 4º Prêmio Inova Minas Gerais em terceiro lugar na categoria Iniciativas Implementáveis de Sucesso. Atualmente trabalha na Assessoria da Superintendência de Educação e Pesquisa em Saúde da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) atuando nas transversalidades entre direitos humanos e saúde.

Educação

08 Beatriz Trézze

Beatriz Trézze

Diretora pedagógica da Regional Baixadas Litorâneas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com especialização em Gestão Escolar. Foi coordenadora estadual de Formação da Educação Integral e gerente estadual do Programa Autonomia. Tem orgulho de atuar na educação pública há 37 anos, sendo 23 deles em sala de aula.

10 Gabriela Zelice

Gabriela Zelice

Consultora de Políticas Educacionais do Programa Formar, ex-diretora do Centro de Formação Continuada de Educadores do Município de Aracaju, ex-diretora de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe. Atuou como coordenadora e professora de educação básica das redes públicas estadual e municipal, como consultora pedagógica no Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) do Ministério da Educação. Graduada em História, especialista em Gestão Educacional, MBA em Gestão de Projetos pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (USP/Esalq), mestranda em Educação pela Faculdade Ibero Americana, membro da Academia Sergipana de Educação.

09 Katia Smole

Katia Smole

Diretora do Instituto Reúna, fundadora do Instituto Mathema, membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), membro do Conselho Consultivo do Movimento pela Base (Base Nacional Comum Curricular – BNCC), membro do Conselho da Bett Educar, é doutora e mestre em Educação com área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp).

11 Teresa Cozetti Pontual Pereira

Teresa Cozetti Pontual Pereira

Foi subsecretária de Ensino no município do Rio de Janeiro, gerente executiva do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe) e diretora de Currículos e Educação Integral na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). De 2013 até sua ida para o MEC, foi subsecretária de Educação na Secretaria Municipal da Educação de Salvador. Entre 2008 e 2010 atuou como subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. É mestre em Política Educacional Internacional pela Universidade de Harvard, em Massachusetts, Lemann fellow, especialista em Gestão de Negócios pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ) e bacharel em Ciência Política pela Faculdade de Swarthmore na Pensilvânia.

Eixo Intersetorial

18 Bruno Parente

Bruno Parente

Engenheiro mecânico-aeronáutico e mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Advogado com pós-graduação em Gestão e Direito Aeronáutico e Cybercrimes pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Egresso do programa piloto LideraGov. Professor na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Condecorado com a Medalha da Vitória, trabalhou nos setores de Aviação Civil, Defesa, Comércio Exterior, Modelos Organizacionais, Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação, atuando com liderança, planejamento estratégico, suporte à decisão, assessoramento, gestão de projetos e processos. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Assessor do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.

16 Clara Marinho

Clara Marinho

Clara Marinho é analista de planejamento e orçamento do governo federal desde 2017, com atuação na avaliação de políticas públicas e no suporte à elaboração e execução orçamentária das políticas de educação e saúde. Uma das idealizadoras da iniciativa “Elas no Orçamento”, é Mestre em Desenvolvimento Econômico (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp), especialista em Planejamento e Orçamento Público (Escola Nacional de Administração Pública – Enap) e administradora de formação (Universidade Federal da Bahia – UFBA). Foi analista de políticas sociais na Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2013-2017).

17 Ellen Benedetti

Ellen Benedetti

Mestre em Políticas Públicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) (2009). Servidora pública federal com ampla experiência em negociações internacionais bilaterais e multilaterais, e nas áreas de planejamento estratégico, monitoramento e gestão de projetos nos âmbitos federal, estadual e municipal. Ocupou o cargo de chefe adjunta da Assessoria Internacional do Ministério do Desenvolvimento Social (2010-2012) e de coordenadora de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (2012-2014). Na prefeitura de Niterói atuou como subcoordenadora de gestão estratégica (2014-2017) e coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica (2019 – 2020), sendo responsável pelo monitoramento e aceleração do Plano Estratégico “Niterói Que Queremos” e dos respectivos 34 projetos que o compõem.

15 Tadeu Barros

Tadeu Barros

Tadeu Barros é diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CPL), uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Anteriormente, foi secretário especial no governo de Alagoas, assessor especial do presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e diretor em áreas de gestão do governo de Minas Gerais. Também atua como docente/palestrante nas áreas de planejamento estratégico, inovação, tecnologia e liderança.

Enfrentamento à Covid-19

03 Cristiano Cipriano Pombo

Cristiano Cipriano Pombo

Repórter da Folha de S.Paulo e coordenador de avaliação do Prêmio Empreendedor Social.

01 Jéssica Remédios

Jéssica Remédios

Pesquisadora de Políticas Públicas (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde – Ieps), mestre em Epidemiologia em Saúde Pública (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Ensp/Fiocruz), especialista em Saúde da Família (Universidade Federal Fluminense – UFF), gestão da Saúde Pública (UFF) e Data Science e Informática para saúde (Hospital Israelita Albert Einstein). No âmbito das políticas públicas de saúde, atua desenhando estratégias e construindo capacidades junto a governos. Tem experiência em programas e ações em promoção da saúde, gestão na atenção básica, saúde da família, políticas e ações intersetoriais, análise e construção de indicadores e monitoramento de contratos de gestão.

02 Richarlls Martins

Richarlls Martins

Richarlls Martins é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coordenador executivo do Plano Fiocruz de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro, professor, psicólogo e mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos.

Gestão de Pessoas

06 Gabriela Lotta

Gabriela Lotta

Gabriela Lotta é professora de administração pública da FGV. Foi professora visitante em Oxford (Blavatnik School of Government), Aarhus (Dinamarca), na Universidad del Chile e na PUC Peru. Doutora em Ciência Política pela USP, mestre e graduada em administração pública pela FGV. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB). Docente da Escola Nacional de Administração Pública, ENAP. Em 2021 foi nomeada como uma das 100 acadêmicas mais influentes do mundo na área de governo pela organização Apolitical.

07 Iracema Castelo Branco

Iracema Castelo Branco

Selecionada por meio do Qualifica RS, projeto que seleciona lideranças com base em competências, Iracema Castelo Branco é economista graduada pela Unilasalle, mestre em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atuou como bancária por quase 20 anos, iniciou no serviço público gaúcho em 2014 na Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE) como pesquisadora em Economia, especialista em Mercado de Trabalho e coordenou a Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA). Atuou como diretora interina do Departamento de Recursos Humanos do Estado, em setembro de 2019, assumiu o cargo de subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Rio Grande do Sul na Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), que é em órgão integrante da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Desde então, participa como integrante do Grupo de Trabalho de Gestão de Pessoas do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e do Movimento Pessoas à Frente. Na liderança da Sugep tem atuado na promoção de uma mudança de cultura com protagonismo dos agentes públicos (Projeto Envolver) e a instituição de uma Política de Gestão e Desenvolvimento de pessoas que visa a geração de valor público por meio das pessoas.

04 João Paulo Mota

João Paulo Mota

Diretor do Instituto Publix. Nos últimos 18 anos, atuou como consultor e coordenador em mais de 80 projetos de consultoria em gestão para resultados no setor público e organismos internacionais, assessorando organizações públicas de todos os portes, esferas de governo e poderes. É administrador pela Universidade de Brasília (UnB), MBA em Administração Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Engenharia pela UnB e doutorando em Administração pela Université de Bordeaux/FR. Tem formação executiva em Gestão para Resultados pela Harvard University Kennedy School of Government e em Avaliação de Performance pela Georgetown University. Também é professor de pós-graduação e de cursos de atualização em temas relacionados à gestão para resultados da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Fundação Dom Cabral, Ibmec e Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). É autor ou coautor de mais de 40 publicações, no Brasil e exterior, envolvendo artigos e capítulos de livros. Possui certificação SPM® em Gestão Estratégica pelo Núcleo de Performance da Rutgers University e CBPP® em Gestão de Processos pela Association of Business Process Management Professionals (ABPMP-BR).

05 Tâmara Andrade

Tâmara Andrade

Executiva e empreendedora que acredita que todos os dias podemos transformar a realidade, motivada em construir negócios e mobilizar equipes para uma sociedade mais justa e menos desigual. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) e psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas, diversidade e inclusão. Atuou em consultorias e organizações multinacionais por sete anos, liderando projetos de gestão de pessoas, desenvolvendo metodologias de seleção por competências, programas de desenvolvimento de liderança, carreira e competências socioemocionais. Por seis anos, foi diretora no Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos que apoia a transformação de gestão de pessoas no setor público brasileiro. Na organização, também foi responsável pela criação do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão da organização, iniciativa premiada por órgãos públicos e instituições da sociedade civil. Professora convidada do bacharelado em Administração Pública da FGV/EAESP e do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Atualmente Tâmara é sênior consultant na filantropia internacional Imaginable Futures, membro do conselho consultivo do Programa de Combate ao Assédio Sexual no Trabalho do Governo do Estado de São Paulo, mentora do Columbia Women’s Leadership Network in Brazil Program – Columbia University, fellow da Managing Global Governance Network, do Instituto de Desenvolvimento Alemão, da Fundação Arymax e da Rede de Líderes Fundação Lemann.

Meio Ambiente

24 Josimo da Costa

Jósimo da Costa

Sou Jósimo da Costa Constant, Kãdeyruya, na língua Puyanawa. Sou indígena do povo Puyanawa, Acre. Graduado em Antropologia, Sociologia e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, sou doutorando em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Unversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bolsista Fulbright na Universidade do Arkansas. Atuo principalmente na promoção de saúde indígena diferenciada, com estudos sobre o subsistema de saúde indígena no Brasil, atuo com pesquisas etnográficas sobre línguas indígenas, narrativas indígenas e na política de território e defesa do meio ambiente. Sou membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann.

26 Marcia Hirota

Marcia Hirota

Marcia Hirota é ambientalista, atual presidente do Conselho da Fundação SOS Mata Atlântica. É mestre em Administração de Sistemas de Informação e especialista em Bancos de Dados. Desde 1990 faz parte da equipe da Fundação SOS Mata Atlântica e entre 1994 e 2021, coordenou o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, ferramenta que monitora o bioma mais devastado do país, desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foi diretora de projetos e diretora-executiva da SOS Mata Atlântica de 2000 a 2022. Tem grande conhecimento e experiência em gestão e governança de Organizações da Sociedade Civil (OSC), relacionamento e parcerias intersetoriais, e apoia iniciativas, organizações e projetos. Integra os Conselhos do Instituto SOS Pantanal e da ONG Uma Gota no Oceano e membro da Comissão Ambiental do Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia (MuBE).

25 Rafael Loyola

Rafael Loyola

Rafael Loyola é diretor executivo do Instituto Internacional para Sustentabilidade. Biólogo e mestre em conservação da natureza pela Universidade de Minas Gerais (UFMG), doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com MBA Executivo em Liderança e Inovação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), atua na interface entre a ciência, a tomada de decisão e as políticas públicas. É também professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), membro da Academia Brasileira de Ciências e autor de mais de 200 publicações científicas, incluindo 12 livros. Em 2022, foi convidado e fez a palestra de abertura do World Biodiversity Forum, em Davos, na Suíça.

Saúde

28 Arthur Lima

Arthur Lima

Dentista, especialista em Saúde da Família e Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho (Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia – UFBA). É fundador e CEO da AfroSaúde, startup que desenvolve soluções sociais e organizacionais, com atenção especial à população negra. Reconhecido pela Forbes como “Forbes Under 30” e pelo Most Influential People of African Descent (Mipad 100), como Um dos 100 Afrodescendentes Mais Influentes do Mundo.

29 Evelyn Santos

Evelyn Santos

Graduada em Nutrição e atua nas áreas de avaliação de serviços e políticas de saúde e epidemiologia aplicada, com experiência nos setores públicos, privado e terceiro setor. Nos últimos anos, integrou a equipe do Instituto Desiderata, nos projetos de Câncer Infantil e mais recentemente, de Obesidade Infantil. É mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Uerj), residente em Saúde Pública (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e especialista em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Ensp/Fiocruz), e atualmente foca em doenças crônicas não transmissíveis e promoção de saúde.

Telma Caldeira

Telma Caldeira

Trabalha na Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2003, atuando na área de registro e bulas de medicamentos, regulação econômica e melhoria na qualidade regulatória. Formada em Farmácia-Bioquímica e com títulos de especialista em Saúde Pública (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), especialista em Vigilância Sanitária (Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz), mestre em Políticas Sociais (Universidade de Brasília – UnB), atualmente é doutoranda em Saúde Coletiva (UnB).

Segurança Pública

13 Cristina Gross Villanova

Cristina Gross Villanova

Advogada, mestre em Segurança Cidadã pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2021). Coordenadora Região Sul da Pesquisa Práticas de Leitura nos Sistemas Prisional e Socioeducativo (Universidade Católica de Pelotas/Conselho Nacional de Justiça/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – UCPel/CNJ/PNUD) (2021- 2022). Coordenadora do Comitê Estadual Contra a Tortura do Rio Grande do Sul. Foi subsecretária de Valorização Profissional da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (2015-2016). Foi diretora do Departamento de Políticas, Programas e Projetos (2012-2015) e coordenadora-geral de Ações de Prevenção em Segurança Pública (2003-2015) da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Foi assessora da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (1999-2003).

12 Laura Oller

Laura Oller

Economista pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cientista social pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em políticas públicas e MBA em Harvard. Responsável pelo tema de lideranças públicas na plataforma filantrópica Vélez Reyes+, tendo atuado previamente em desenvolvimento internacional no Grupo Banco Mundial (International Finance Corporation – IFC), na ONU e no Fórum Econômico Mundial e co-fundadora da empresa social Dignif AI.

14 Paulo Henrique Azevedo de Moraes

Paulo Henrique Azevedo de Moraes

Atual secretário municipal de Ordem Pública em Niterói. Ex-chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Ex-coordenador de Polícia Pacificadora, Ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Bacharel em Ciências Contábeis (Universidade Federal Fluminense- UFF) com MBA em Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas- FGV) e mestrando em Justiça e Segurança (UFF).

Fale
Conosco

Entre em contato
conosco.
Teremos o maior
prazer em ajudar.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br