Governo
Digital

Sergio Ferreira Bastos

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Trajetória

Em 1990, quando participou do primeiro concurso para professor de matemática na Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Sérgio Ferreira não sabia dimensionar o quão recompensadora seria a trajetória como profissional público. Ele lecionou para alunos dos ensinos fundamental ao superior passando ainda pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino criada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.

Quando adolescente, Sérgio precisou trabalhar como aprendiz de serralheiro para ajudar a mãe. Em 1975, decidiu fazer um curso de torneiro mecânico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o SENAI. A vida naquele período não era fácil e Sérgio viu no serviço público uma forma de transformar a sua realidade e também de ser um agente responsável pela mudança na vida de outras pessoas. Desde então, já são 28 anos dedicados ao serviço público, que trouxeram à ele determinação para alcançar os objetivos e também muito aprendizado.

Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio, Sérgio foi professor de Engenharia em universidades e aplica até hoje seus conhecimentos na gestão pública. O trabalho dele é baseado em levantamento de estatística e também na análise e cruzamento de dados visando auxiliar à tomada de decisão em prol do cidadão. Sua missão consiste em obter permissão do uso de diversas bases de dados, seja no âmbito Municipal, Estadual ou Federal que possam contribuir para melhorar o dia a dia do cidadão. Seus projetos atuam, por exemplo, na redução da fila de matrículas na rede pública de ensino, no aumento da aderência em tratamentos de saúde, na redução da reprovação por absenteísmo e na redução de situações de risco ao atropelamento.

Hoje, o profissional é Líder Carioca e Assessor Chefe da Unidade Nudge no município do Rio de Janeiro. Sérgio é o responsável por facilitar decisões para o bem coletivo e individual dos cariocas. Apesar da função e responsabilidades atuais, a matemática e o espírito de professor nunca foram deixados de lado pelo profissional público. “Sem as bases de dados, não é possível confirmar a hipótese de estudo, transformar os dados em informação relevante para a tomada de decisão, e posteriormente, transformá-la em política pública baseada em evidências”.

Apesar de trabalhar com dados, Sérgio reconhece a necessidade de estar próximo da população para identificar problemas e solucioná-los. A persistência e determinação são pontos que tornam a trajetória de Sérgio inspiradora. Esperançoso, o profissional público garante que a resiliência é fundamental para “não se deixar abater por derrotas momentâneas e utilizar as lições aprendidas como molas para impulsionar o sucesso da equipe ou individual”.

Carla Guaitanele – Finalista

Clique e confira essa historia

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br