Governo
Digital

Otávio Moreira de Castro Neves

Brasília, Distrito Federal

Trajetória

Otávio Moreira de Castro Neves quer buscar soluções e trazer melhorias para a sociedade — o que, em seu caso, significa tornar mais acessível dados públicos referentes ao governo. São esses dois propósitos que movem o especialista em Estratégia nos dez anos que atua como profissional público. Diretor de Transparência e Controle Social no Governo Federal, Otávio pode dizer que conseguiu fazer aquilo que acredita. Em sua trajetória, foi responsável em estreitar a relação entre o Estado e a sociedade, trazendo mais transparência para a gestão pública

Formado em Comunicação Social pela UniCeub, Otávio entrou para o serviço público em 2008, após um período trabalhando na iniciativa privada. Primeiro, trabalhou no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Um ano depois, passou para a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e, logo em seguida, ainda em 2009, ingressou na Controladoria-Geral da União. Os diferentes trabalhos serviram para que o profissional público vivesse experiências diversas que contribuiram para sua formação, desde o atendimento no balcão, passando pelo planejamento estratégico até chegar à área de transparência.

Foi nesta última que Otávio mais se encontrou. Em sua missão de facilitar a interação entre o serviço público e a sociedade, o profissional foi responsável pela reforma do Portal da Transparência, facilitando ainda mais o acesso ao site e oferecendo novos recursos. “Minha motivação é mostrar para a sociedade que existem servidores públicos engajados em fazer um Brasil melhor e que isso é uma fonte de muito otimismo”.

No mesmo ano, quando sancionada a Lei de Acesso à Informação, Otávio também foi responsável pela elaboração de um sistema único em que pudesse concentrar todos os pedidos, o e-Sic. O desafio foi grande, mas o profissional público foi capaz de montar um espaço virtual que não funcionasse apenas como um processo de pergunta e resposta, mas que garantisse o direito à informação.

Atualmente, tanto o Portal de Transparência quanto o e-Sic são referências mundiais no acesso dos cidadãos à informação. Um dos motivos para isso é a busca incessante de Otávio para facilitar ainda mais o uso das duas plataformas. O profissional faz pesquisas e frequentemente se reúne com diversos grupos usuários dos sistemas, a procura de trazer mais melhorias aos sites. Otávio também conta com uma equipe, que embora seja pequena para o volume de dados com que trabalha, é essencial para o funcionamento dos programas e divide os mesmos valores de seu diretor. Para Otávio, trabalhar com a transparência e dados abertos do governo é unir órgãos públicos e organizações da sociedade para que trabalhem juntos, em objetivos concretos e inovadores.

Carla Guaitanele – Finalista

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