Close
Projeto de gestão de pessoas da Finep promove diversidade no quadro de funcionários

Programa teve início após queixa de mulheres que reivindicam acesso às posições de liderança

A partir de uma reivindicação liderada por mulheres da empresa, que em 2023 lançaram um abaixo-assinado pedindo mais acesso a cargos de liderança, surgiu o Projeto IDEIA, sigla para Igualdade, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade. A iniciativa, lançada oficialmente em 2024, tem promovido uma transformação na cultura organizacional da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco no respeito às diferenças e valorização da individualidade dos colaboradores.

Segundo a economista Janaína Prevot, diretora administrativa da Finep, o projeto foi oficialmente lançado em 2024, mas começou a ser gestado no ano anterior, a partir das queixas recebidas. A primeira ação foi a realização de uma pesquisa de percepção sobre equidade de gênero, direcionada apenas às mulheres da empresa. Os resultados indicaram que 77% delas enfrentam dificuldades profissionais por serem mulheres, e 62% se disseram insatisfeitas com a forma como a empresa tratava a questão da equidade.

A pesquisa também revelou que mais de 60% das mulheres demonstraram interesse em ocupar cargos de liderança. Além disso, houve uma análise sobre assédio moral e sexual, que mostrou discrepâncias entre os casos oficialmente reportados à Ouvidoria e os relatos obtidos na pesquisa. Outro ponto crítico identificado foi o número de ausências por questões de saúde mental e licenças para acompanhamento, predominante entre as mulheres. Esses dados embasaram um diagnóstico detalhado, que orienta as ações do projeto.

 

Programa é organizado em três eixos para promover a diversidade

O projeto IDEIA da Finep é estruturado em três pilares fundamentais: iniciativas de conscientização, destinadas a instruir, sensibilizar e estabelecer um ambiente de trabalho seguro e inclusivo; iniciativas afirmativas, que colocam em prática ações que geram resultados imediatos no ambiente organizacional; e avaliação e supervisão. O objetivo é empregar informações na identificação de necessidades, aprimorar a precisão das iniciativas e acompanhar os desfechos.

O “Projeto IDEIA” é um dos que foram destacados na categoria Gestão de Pessoas  do 7º Prêmio Espírito Público. Chegou às etapas finais da premiação, organizada pelo Instituto República.org, que reconhece e valoriza os servidores.

Janaína Prevot cita alguns fatores que possibilitaram a implementação do Projeto IDEIA. Primeiro, a inédita nomeação da primeira mulher na história do país a comandar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: a engenheira eletricista Luciana Santos assumiu a pasta em 2022.

 

Economista é a primeira em dez anos a assumir a diretoria

Outro fato foi a sua própria nomeação. Janaína Prevot é a primeira mulher, em 10 anos, a assumir a Diretoria Administrativa da empresa. Na sede, que fica no Rio de Janeiro, a Finep tem 582 funcionários. A empresa tem também escritórios em todas as regiões do país.

Em pouco mais de um ano, o IDEIA já demonstra avanços expressivos. A proporção de mulheres em cargos de liderança aumentou em 25% entre 2024 e 2025, alcançando o objetivo estabelecido. A meta é atingir o percentual de 44%. O indicador não era avaliado na empresa antes do início do programa e agora faz parte do sistema de Remuneração Variável Anual dos executivos da Finep.

Essa transformação ocorreu em um ano no qual a Finep alcançou recordes em volumes de operações e lucros, indicando que a adoção de um perfil de lideranças mais diversificado coincide com a excelência nos resultados operacionais da empresa.

 

Finep faz parte de programas de promoção dos direitos humanos

A Finep é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), comprometendo-se a alinhar suas estratégias com os princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Além disso, ela se juntou ao Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) das empresas estatais federais, que reúne negócios de diversos setores que se encontram mensalmente para discutir ações.

Todas as atividades, em pauta, são relacionadas aos eixos de avaliação, gestão, educação e treinamento, objetivos e métricas, regulamentação, reconhecimento e envolvimento. Dentro desse cenário, a Finep lidera o grupo de trabalho responsável por metas e indicadores.

“Nosso compromisso, como empresa pública, é a diversidade no sentido mais amplo. A promoção de todos os direitos tem o objetivo de fazer com que todos se sintam representados e confortáveis. Isso aumenta diretamente a produtividade das pessoas no âmbito do trabalho. A Finep tem que representar a diversidade e representar todas as pessoas da sociedade”, conclui Janaína Prevot.