Close
Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Projeto Mesa Solidária)

Apresentação da Instituição

A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional tem como missão promover e implementar políticas e estratégias em Segurança Alimentar e Nutricional de forma transversal e compartilhada, com equidade e corresponsabilidade. Tem como principais desafios o grande índice de desperdício de alimentos, a falta de acesso à alimentação adequada e em quantidade suficiente, alto índice de consumo de alimentos ultra processados, baixo consumo de hortifruti, alto nível de obesidade populacional e sistemas produtivos alimentares não sustentáveis. A fim de mitigar e se adaptar a esses desafios, atua por meio de 3 eixos: Agricultura Urbana, Mercado Comum Metropolitano e Acesso Alimentar.

 

Principais Resultados

Desde sua ação inaugural, em 23 de dezembro de 2019 até 30 de setembro de 2021, foram firmadas parcerias com 48 organizações sociais, envolvendo mais de 1.000 voluntários. Além disso, já foram distribuídas 497.179 refeições para o público beneficiário. Destaca-se, também, a arrecadação e doação de mais de 190 toneladas de gêneros alimentícios, auxiliando na redução do desperdício de alimentos e na promoção da segurança alimentar e nutricional. 

Atuação na pandemia

A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, desde o início da pandemia, está desenvolvendo ações em prol da população em situação de vulnerabilidade e risco social e insegurança alimentar e nutricional. Destacam-se, entre estas ações, a ampliação do Projeto Mesa Solidária, o início da operacionalização do Banco de Alimentos de Curitiba e a distribuição de “vouchers” alimentares para compra de gêneros alimentícios, por meio do Programa Armazém da Família, além da manutenção e funcionamento de todos os outros programas da Secretaria.

 

Acesso ao Site da Instituição e Redes Sociais:

https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/estrutura/242
https://www.instagram.com/curitiba_pmc/

Compartilhar