Close
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF-PI

Apresentação da Instituição

A missão da Secretaria de  Estado da Agricultura Familiar do Piauí é promover o desenvolvimento rural sustentável e solidário, através do fortalecimento da agricultura familiar, visando o aumento da produção agrícola no Piauí, a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida, da segurança e da soberania alimentar no campo. Também compete à SAF-PI, formular e executar ações que visam à criação de condições para o desenvolvimento de comunidades e de associações de pequenos produtores rurais, de geração de rendas e de alternativas de empregos; promover a expansão da oferta de insumos básicos para a agricultura; estudar e propor medidas visando ao fortalecimento de serviços de extensão rural; proteger o uso e a fertilidade do solo e desenvolver e fortalecer o cooperativismo. 

 

Principais Resultados

De setembro de 2020 a julho de 2021, foram realizadas 23 edições da Quitanda Virtual em seis municípios do Piauí: Teresina, São Raimundo Nonato, União, Piracuruca, Paulistana  e Oeiras. Aproximadamente 1.000 cestas foram comercializadas pelos produtores, beneficiando 250 famílias, principalmente mulheres.

Já o Programa de Alimentação Saudável (PAS) obteve os seguintes resultados:

Primeira Etapa – Edital 2020
Recurso investido: R$1.340.000,00
Famílias beneficiadas: 20 mil famílias
Municípios: 18 – 6 Territórios de Desenvolvimento do Piauí

Segunda Etapa – Edital 2021
Recurso a ser investido: R$2.000.000,00
Famílias beneficiadas: 40 mil famílias
Quantidade de alimentos a serem doados: 600 toneladas
Meta: Municípios dos 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí

 

Atuação na pandemia

Durante a pandemia, a Secretaria da Agricultura Familiar planejou e implementou dois projetos-piloto por meio do Governo Estadual em prol do homem e da mulher do campo: o Programa de Alimentação Saudável (PAS) e o Projeto Quitanda Virtual. 

O Quitanda Virtual consiste na venda de produtos da agricultura familiar por meio de um aplicativo de celular. Trata-se de uma nova estratégia de comercialização que favorece o contato virtual entre produtores e clientes. Além de gerar renda para os agricultores e agricultoras familiares, estimula e promove a segurança nutricional e alimentar seguindo as medidas sanitárias de prevenção. Já o Programa de Alimentação Saudável (PAS) tem como objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a produção da agricultura familiar. O programa compra alimentos da agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial no Piauí. 

 

Acesso ao Site da Instituição e Redes Sociais:

https://www.instagram.com/safpiaui/
https://www.facebook.com/safpiaui
https://www.youtube.com/channel/UCxmOCYHhnXlZvmxRyx66yog/videos
https://twitter.com/safpiaui

Compartilhar