Close
DETRAN/DF – Libras no Trânsito

Apresentação da instituição

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), foi criado pelo Decreto-Lei nº 315, de 13/03/1967, vinculado administrativamente à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). Enquanto órgão executivo de trânsito é parte integrante do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) juntamente com outros órgãos como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), entre outros (Lei nº 9.503/1997, CTB, artigo 7º). O Detran/DF tem por objetivo proporcionar segurança e fluidez do trânsito viário à sociedade, contribuindo para melhor qualidade de vida no âmbito das vias urbanas do Distrito Federal. 

Na busca de atender uma demanda dos cidadãos Surdos, foi criado o projeto “Libras no Trânsito”, pela Escola Pública de Trânsito (EPT), da Diretoria de Educação de Trânsito, e tem como objetivo principal promover a acessibilidade linguística com metodologia adequada para a comunidade surda, na formação do condutor. O público-alvo é o cidadão Surdo usuário de Libras que deseja participar do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Estamos trabalhando na formação de instrutores e examinadores de trânsito Surdos ou fluentes em Libras,  uma etapa fundamental para viabilizar a oferta de turmas do curso teórico-técnico bilíngue Português-Libras voltado à formação de condutores na obtenção da CNH. 

Principais resultados

Em 2022, formamos o primeiro examinador de trânsito Surdo do Brasil, servidor do Detran/DF, Emanuel Andrade, com o auxílio de profissionais tradutores, intérpretes de Libras e, em especial, da professora doutora Patricia Tuxi, da Universidade de Brasília (UnB).

Emanuel já iniciou suas atividades na Banca Prática, avaliando candidatos que realizam a prova no DF, permitindo primar pela acessibilidade linguística nessa área.

Em 2023 pretendemos formar outros Surdos servidores públicos para atuarem como examinadores de trânsito e lançaremos a primeira turma do curso teórico-técnico para obtenção da CNH, a “Surdos para Surdos”. 

Atuação na pandemia

O projeto “Libras no Trânsito” foi criado em 2019, no entanto, dada a complexidade, a equipe foi em busca de formação na área, que coincidiu com o período mais forte de pandemia. Os primeiros resultados estão sendo alcançados em 2022 com a formação do examinador de trânsito Surdo. Esse período também foi investido para o amadurecimento do projeto.

Acesso ao site da instituição e redes sociais:

Site: www.detran.df.gov.br
Instagram: @detrandfoficial

Obs: em virtude do período eleitoral de 2022, o site e o Instagram estão bloqueados.

Compartilhar