Close
Aprimorando sua carreira no Serviço Público: 3 dicas essenciais com ênfase no Setor da Saúde

Traçar uma carreira de sucesso no serviço público é uma aspiração para muitos servidores, mas as dicas que trazemos aqui são especialmente voltadas para os profissionais de saúde.

Até o ano de 2021, os setores de saúde, segurança e educação abarcavam 40% do funcionalismo público brasileiro segundo dados do República em Dados. No mesmo ano, o Brasil possuía 11,35 milhões de servidores públicos, sendo 2,65 milhões deles atendendo na área da saúde.

Ainda de acordo com o República em Dados – até o ano de divulgação da pesquisa – 74% da população brasileira não possuía plano de saúde privado e eram atendidos exclusivamente pela rede pública de saúde. Este número expressivo nos instigou a pensar em dicas relevantes para que os profissionais da área possam se destacar e crescer dentro de um setor tão importante para a sociedade.

A partir de agora, você servidor público da área da saúde, pode conferir três dicas para desenvolver sua carreira e se preparar para assumir cargos de gestão na saúde pública.

1. Educação continuada e especialização 

Pense que como Gestor em Saúde Pública você terá que lidar com: administração de recursos humanos, financeiros, sanitários e logísticos, além de gerenciar processos e analisar todas as necessidades e demandas de serviços para garantir a segurança, saúde e prestação de um serviço com qualidade para os pacientes.

Dessa forma, é indispensável que você se dedique à realização de especializações como pós-graduações, mestrados e doutorados, na área, e continue se dedicando aos cursos livres e atualizações durante a jornada como gestor. 

 

2. Networking, parcerias e participação ativa

Preocupe-se em construir conexões fortes com servidores da área. O cultivo de bons relacionamentos pode abrir portas para oportunidades, parcerias e projetos. Participe ativamente de fóruns, seminários e conferências sobre saúde, a fim de obter conhecimento e  expandir sua rede de contatos.

Caso você já tenha algum projeto ativo na sua carreira, você tem a possibilidade de concorrer ao Prêmio Espírito Público e, posteriormente, passar a integrar a Rede Espírito Público. A Rede Pública é uma rede de conexões para os vencedores do PEP. Dentro dessa Rede você tem a oportunidade de trocar experiências, disseminar boas práticas de articular parcerias, permanecer atualizado sobre o que acontece no serviço público e produzir novos conhecimentos com o objetivo de transformar positivamente o setor.

Estar engajado em projetos é uma forma poderosa de se destacar em sua carreira e facilitar ascensão no cargo de gestão. Inspire-se na trajetória de Íris Bressa, vencedora do eixo setorial Saúde no Prêmio Espírito Público 2021. 

 

3. Liderança e inteligência emocional

Indo além do conhecimento técnico, da rede de contatos, do estudo constante e do engajamento em projetos e iniciativas, um cargo de gestão exige capacidade de liderança e muita inteligência emocional.

Além de apoiar a equipe e auxiliar na resolução de problemas, o líder também deve ter uma visão global do que acontece no local de trabalho, otimizando demandas e atendimento a fim de gerar conforto e segurança aos liderados.

A inteligência emocional permite o equilíbrio entre razão e emoção durante a gestão. Lidar diretamente com pessoas não é um trabalho fácil e o gestor em saúde pública faz isso em tempo integral. Todas as decisões tomadas afetam pessoas de forma direta e indireta. 

Conclusão

Consolidar uma carreira no serviço público é uma jornada que exige comprometimento, conhecimento e habilidades interpessoais. No setor da saúde, os desafios são ainda maiores, mas as recompensas, em termos de impacto na sociedade, são imensuráveis. Seguindo essas sugestões, você terá mais possibilidades de avançar na carreira de Gestão em Saúde Pública e se destacar no serviço público.

 

Quer receber novidades e ficar por dentro de tudo que vai acontecer na 6ª edição do Prêmio Espírito Público? Clique aqui e cadastre-se na nossa Newsletter.