Gestão de Pessoas
Programa de Atenção ao Servidor – SER SC
Florianópolis, SC
Finalista no eixo setorial Gestão de Pessoas
Trajetória
Pertencimento, realização, cooperação, conexão, confiança, respeito e evolução. Sete palavras-chave guiam o Programa de Atenção ao Servidor – SER SC, criado pela Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) do estado para fugir do lugar-comum da gestão de pessoas funcional, e trazer ao centro o bem-estar dos colaboradores. Foi idealizado por uma funcionária, que mesmo desencorajada no início, seguiu com determinação e conquistou o apoio da equipe.
Elaborado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, tem uma preocupação especial em relação à situação dos servidores com maior vulnerabilidade física e mental. Explorando o uso de plataformas digitais, busca promover o compartilhamento de informações sobre autoconhecimento e autodesenvolvimento, incentivar a validação e o reconhecimento dos bons serviços prestados, estimular o aperfeiçoamento de competências técnicas e comportamentais, e a criação de grupos de trabalho para tratar de temas relevantes à gestão de pessoas. Hoje, Santa Catarina tem mais de 92 mil servidores no executivo estadual.
As principais ações são: Momento SER SC, com encontros online mensais abertos ao público, focados no autoconhecimento e autodesenvolvimento; ReconheSER, um canal de compartilhamento de mensagens semanalmente a servidores que promovem impacto positivo em suas atividades, como forma de reconhecer e valorizar o profissional; Histórias que Inspiram, que compila trajetórias inspiradoras de servidores públicos do estado de Santa Catarina para a publicação de um e-book anual; Orgulho de SER SC, que une os servidores com mais tempo de carreira, prestes a se aposentar, e os recém-chegados em uma troca de experiências, promovendo um aprendizado entre diferentes gerações; Cutuca SER SC, que são encontros para debater temas mais sensíveis da atualidade, de maneira a realizar uma incidência junto ao estado pela criação de políticas públicas relacionadas dentro do setor de gestão de pessoas. Etarismo, gênero, desigualdades e racismo são alguns dos assuntos em pauta.
Detalhes que refletem na melhora da autoestima do profissional. Torna-se gratificante desempenhar a função e o resultado é um serviço prestado à sociedade com excelência.
Por humanizar o ambiente de trabalho priorizando o bem-estar dos funcionários, o Programa de Atenção ao Servidor – SER SC é um projeto finalista no eixo setorial Gestão de Pessoas do Prêmio Espírito 2022.