Governo
Digital
Rodrigo Diniz Lara
Belo Horizonte, Minas Gerais
Trajetória
Especialista em Políticas Públicas e em Gestão Governamental de Minas Gerais, Rodrigo Diniz acredita que é possível acelerar a comunicação e gerar resultados rápidos para a sociedade através da tecnologia. Profissional público desde 2005, Rodrigo é responsável por ações digitais que transformam a vida do cidadão mineiro. Os 14 anos de trajetória no serviço público fizeram o profissional entender a importância de manter um relacionamento próximo com o cidadão – principalmente, para identificar as demandas da população e desenvolver soluções eficazes.
A melhoria da prestação de serviços por parte dos profissionais públicos é uma pauta importante para Rodrigo. Por acreditar que mecanismos e tecnologias podem otimizar a gestão de forma inteligente e, consequentemente, beneficiar diretamente o cidadão, o profissional se envolveu e participou de diversos projetos na área de solução digital. Entre eles, o aplicativo MG APP, lançado em 2016. A iniciativa reúne serviços do governo estadual de forma online melhorando a experiência e tornando mais acessível para a população o serviço público mineiro.
O MG APP alcança, mensalmente, cerca de 215 mil pessoas. Através do celular, serviços como segunda via da conta de água ou luz, emissão de carteira de identidade ou consulta da situação de um veículo, por exemplo, ficam disponíveis. O aplicativo, vencedor do Prêmio e-Gov 2019, na categoria e-Serviços Públicos, também dá acesso a endereços, telefones e horário de atendimento das principais unidades de prestação de serviços do governo estadual, como delegacias e escolas. É possível consultar estoque de sangue, a Relação de Medicamentos do Estado de Minas Gerais, verificar andamento de solicitações e disponibilidade de medicamentos.
Antes de lançar o MG APP, Rodrigo assumiu, segundo ele, o maior desafio da sua trajetória até hoje: levar sinal de telefonia celular com tecnologia 3G para 692 distritos de Minas Gerais. “Como a população vai acessar os serviços públicos online sem o básico? Sem acesso a internet?”. O programa Minas Comunica II foi lançada em 2014 e alcançou mais de um milhão de pessoas que não tinham acesso à internet. No ano passado, a iniciativa foi referenciada pela Estratégia Brasileira de Transformação Digital como eficaz para incentivar a instalação de infraestrutura em regiões de difícil acesso. Até 2020, cerca de 707 distritos contarão com a tecnologia.
Atualmente, Rodrigo exerce o cargo de Subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços de Minas Gerais. Por não se imaginar fazendo outra coisa, Rodrigo escolheu prestar concurso público para construir uma carreira estável e fazer a diferença na vida das pessoas. Para ele, é possível diminuir desequilíbrio e promover o desenvolvimento econômico e social através do serviço público.