Votação Popular 2022
O Prêmio Espírito Público 2022 tem como um princípio básico a valorização da diversidade nos serviços prestados à sociedade. A categoria Votação Popular busca reconhecer iniciativas que contribuam de maneira relevante para a inclusão social e produtiva de grupos historicamente sub-representados no Brasil (mulheres, pretos, pardos, quilombolas, pessoas com deficiência, população LGBTQIAP+ e indígenas). A partir da indicação de três ações, feita por parceiros institucionais, uma foi escolhida pelo público por meio de votação aberta no site entre os dias 5 a 31 de outubro de 2022.
Resultado
A iniciativa favorita do público, grande vencedora da Votação Popular, é a “Educação Antirracista”, de Cachoeira (BA), que recebeu Menção Honrosa na quinta edição do Prêmio Espírito Público.
Iniciativa vencedora – Educação Antirracista (Cachoeira – BA)
A Secretaria de Educação de Cachoeira, na Bahia, promove desde 2021 ações de enfrentamento ao racismo e de promoção da equidade racial. Por meio de projetos, lives, concursos literários e formações, alcança a alunos e profissionais em diferentes segmentos de ensino (Infantil e Fundamental) e modalidades (Quilombola e do Campo, EJA e Educação Especial). A meta é criar caminhos para o protagonismo dos estudantes negros e fortalecer as identidades negras e quilombolas, contando com o trabalho de uma equipe gestora engajada na luta antirracista, que compõem a Coordenação da Educação para a Diversidade.
Algumas conquistas relevantes são: destaque em prêmios literários municipais; melhoria na autoestima do estudante; mais protagonismos em projetos das escolas; além de melhores resultados nas avaliações. Também é possível perceber um aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município.
Conheça também as demais iniciativas que concorreram:
Jovens Indígenas, Meu Primeiro Emprego (Distrito Federal – DF)
Vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, o projeto surgiu como forma de valorizar e incentivar a formação e o aprimoramento profissional da população indígena, preservando as tradições e cultura dos povos. Atualmente, disponibiliza mais de 200 vagas para indígenas recém-formados da área de Enfermagem, de nível médio e superior, em todo o país. O processo seletivo é composto de algumas etapas, incluindo-se prova teórica, já que os candidatos não possuem comprovação de experiência profissional; análise curricular e comprovação de cumprimento de estágio regular necessário para a sua formação profissional. Os contratados têm experiência profissional registrada conforme legislação vigente, estando aptos a ingressar no mercado de trabalho, dentro e fora do território indígena.
Libras no Trânsito (Distrito Federal – DF)
Na busca por atender uma demanda dos cidadãos Surdos, foi criado em 2019 o projeto “Libras no Trânsito”, pela Escola Pública de Trânsito (EPT), da Diretoria de Educação de Trânsito, e tem como objetivo principal promover a acessibilidade linguística com metodologia adequada para a comunidade surda, na formação do condutor. O público-alvo é o cidadão Surdo usuário de Libras que deseja participar do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A equipe trabalha na formação de instrutores e examinadores de trânsito Surdos ou fluentes em Libras, uma etapa fundamental para viabilizar a oferta de turmas do curso teórico-técnico bilíngue Português-Libras voltado à formação de condutores na obtenção da CNH.
Em 2022, o projeto formou o primeiro examinador de trânsito Surdo do Brasil, servidor do Detran/DF, Emanuel Andrade, com o auxílio de profissionais tradutores, intérpretes de Libras e, em especial, da professora doutora Patricia Tuxi, da Universidade de Brasília (UnB). Em 2023, além de formar outros Surdos servidores públicos para atuarem como examinadores de trânsito, a iniciativa lançará a primeira turma do curso teórico-técnico para obtenção da CNH, a “Surdos para Surdos”.
Parabéns a todas as iniciativas que promovem o acesso aos direitos básicos à população com o olhar da importância da inclusão social.