Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes
Oficina Papo Cabeça: Prevenção Do Suicidio E Da Automutilação Nas Escolas
Finalista na categoria Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes
Representante do projeto: Rachel de Siqueira Dias, servidora pública
Projeto
A Oficina Papo Cabeça foi criada devido ao aumento de suicídios e automutilações nas escolas do interior do estado do Pará, intensificado pela pandemia da COVID-19. O projeto visa abordar esse complexo tema e prevenir esses comportamentos entre adolescentes, trabalhando com as secretarias de saúde, educação, assistência social e cultura.
Suas ações incluem rodas de conversa que abordam temas como bullying, violência, racismo, homofobia e outros preconceitos, incentivando os adolescentes a expressarem seus sentimentos. Ao final das rodas, são oferecidas orientações e escutas individuais.
Para consolidar o conhecimento prático, todas as ações do projeto foram documentadas. A experiência foi apresentada em eventos como o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental e a Mostra Pará Aqui Tem SUS.
A documentação e a apresentação em eventos nacionais permitiram a troca de conhecimentos e a replicação do projeto em outras localidades. E, após um ano de implementação, foi realizada uma formação para coordenadores escolares.. Quando o projeto foi iniciado, 62 casos tinham sido detectados e encaminhados para os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Após um ano do projeto, no primeiro semestre de 2023 tivemos 13 casos encaminhados para o CAPS. Ao todo, 1.250 alunos de 16 escolas passaram pelo projeto.