Gestão e Planejamento
Central de Compras do Estado de Santa Catarina
Finalista na categoria Gestão e Planejamento
Equipe do projeto: Carla Giani da Rocha e Karen Bayestorff, servidoras públicas
Projeto
A Central de Compras do Estado de Santa Catarina implementou um projeto para centralizar todos os processos licitatórios do governo em um único órgão.
Dividido em três grandes eixos – Pessoas, Processos e Custos -, o projeto visou reduzir o turnover, aprimorar a transparência e gerar economia de escala.
Seus resultados foram expressivos: uma economia de R$ 83 milhões em 2023 e uma redução significativa no tempo médio de licitação, de 119 para 78 dias.
Devido a isso, a iniciativa foi replicada com sucesso em outros contextos, fortalecendo a colaboração intersetorial na gestão pública. Inovações como oficinas de design thinking, comunicação multicanal e ferramentas de Business Intelligence impulsionaram o projeto.
Além disso, iniciativas inclusivas como: reservas de vagas em contratos e critérios de recrutamento para a equipe, garantiram representatividade e equidade, promovendo a inclusão de grupos historicamente minoritários e/ou sub-representados.