Close
Polícia Federal: Atribuições e prestígio com a população brasileira

A Polícia Federal é, atualmente, a polícia mais respeitada do país e uma das entidades mais confiáveis para o povo brasileiro. Pesquisas sobre a confiabilidade das principais instituições do país revelam que a Polícia Federal, quando não lidera a classificação, ocupa sempre uma das primeiras posições.

E quando paramos para analisar o que a Polícia Federal tem de tão especial para conquistar esse lugar de estima, à frente de tantas outras instituições também respeitáveis e representativas, entendemos que essa não foi uma conquista repentina.

Todo o prestígio foi construído ao longo de anos, passando pela redemocratização do país e pela criação da Constituição Federal de 1988. 

 

As muitas atribuições da Polícia Federal

O combate à corrupção é fortemente associado à imagem da Polícia Federal por conta do grande número de operações desencadeadas nesse sentido e que ganham destaque na grande mídia. Mas é importante ressaltar que a PF possui diversas outras atribuições, entre elas o combate e a apuração de crimes que transpassam as fronteiras estaduais ou internacionais

Os crimes de fronteira mais conhecidos e diretamente mencionados na Constituição são o tráfico ilícito de entorpecentes, o contrabando e o descaminho. Mas a Polícia Federal atua diretamente combatendo diversos outros delitos como: tráfico de pessoas e de animais silvestres, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, crimes cibernéticos e outros. A PF desempenha também as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.

 

A Polícia Federal e o apoio a outras instituições 

Além das atribuições já citadas, a Polícia Federal apoia trabalhos de diversos institutos como: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os Auditores Fiscais do Trabalho no combate ao trabalho escravo. 

Cabe à PF, ainda, a regulamentação das atividades de segurança privada, fiscalizando e autorizando o exercício de serviços como de vigilância patrimonial, segurança pessoal prestada por empresas privadas, e de transporte de valores. A segurança pessoal dos presidenciáveis é e também a segurança de chefes de Estado quando estão em visita ao país.

Junto a tantas atribuições, vem o desafio de se manter nesta posição de liderança em confiabilidade. Um esforço contínuo, que passa pelas mãos de todos os agentes e que demanda esforços como os realizados por Felipe Scarpelli, vencedor do Prêmio Espírito Público 2021

 

O papel dos agentes

Precisamos ressaltar também o trabalho dos agentes que atuam de forma íntegra e dedicada a fim de garantir o melhor para a população.

Existem agentes que vão além dos papéis que lhe são dados e se destacam dedicando-se aos estudos e melhorias das operações, a fim de tornar o trabalho conjunto cada vez mais linear. O agente Felipe Scarpelli, vencedor do Prêmio Espírito Público 2021 no eixo Segurança Pública é um grande exemplo a ser citado.

Em parceria com a Conportos, Felipe criou a metodologia ARESP (Análise de Riscos com Ênfase em Segurança Portuária), que permitiu a criação de novas medidas de proteção nesses locais.

O agente sentiu falta de uma metodologia que fundamentasse certas tomadas de decisão quando passou a atuar em grandes eventos como os Jogos Olímpicos do Rio e a Copa do Mundo do Brasil. Com seu crescente interesse pela área de Gestão de Riscos, novas ideias e inspiração para escrever, Felipe adaptou o contexto inicial e elaborou um método de gestão de riscos para os terminais portuários do país.

O desafio era imenso pois, além da importância para o comércio exterior, os portos são alvos de crimes como tráfico e contrabando de drogas, armas e pessoas, pirataria e até atos terroristas. Mesmo com tantas vulnerabilidades, não existia uma padronização na avaliação de riscos antes do servidor público dar o primeiro passo.

São servidores como Felipe que fazem a diferença prática no dia a dia dos órgãos públicos, ajudam a melhorar a sociedade de forma efetiva e garantem o prestígio de instituições como a PF.