Close
A vida depois do Prêmio Espírito Público: vencedoras e vencedores contam os impactos do reconhecimento em suas carreiras
Rosinadja Morato, vencedora 2020 do Prêmio Espírito Público

Como um prêmio transforma a vida de quem o recebeu? Costumamos pensar muito mais na influência que o trabalho reconhecido exerce na vida de outras pessoas. Mas, uma homenagem pode ter efeitos  determinantes na trajetória dos vencedores e vencedoras. 

Recuperar a autoestima como profissional público, resgatar a motivação no trabalho, ter a admiração de colegas e do setor a nível nacional são alguns dos pontos positivos comuns após a premiação. Conheça algumas histórias:

Divisor de águas

O pernambucano Glaucio Ramos está aí para provar. Vencedor do eixo setorial Educação em 2019, o professor e escritor tem uma caminhada de intensa dedicação em prol do acesso à leitura. Idealizou diversos projetos, como a Parada da leitura, Geladeira Literária, Circulando Leitura e Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa, beneficiando 19 mil alunos da rede de ensino e também outros moradores da cidade de Paulista.

O vencedor  classifica o Prêmio Espírito Público como um “divisor de águas, sem sombra de dúvidas” na sua carreira. “O prêmio foi aquela ‘batida nas costas’ da vida que equivale a: é isso aí, Glaucio, você tem feito a diferença. Sempre que olho o troféu, eu me autoafirmo como um profissional fora da curva. No meu campo de trabalho, as lamentações profissionais são intermináveis e a chance de você se entregar a esse discurso é muito alta. Então, ao receber o prêmio, tive um refrigério, um revigoramento da minha prática”, conta. 

Com mais visibilidade, credibilidade e oportunidades – inclusive internacionais, como uma viagem de imersão para formação em políticas públicas – Glaucio tem praticamente 100% de aprovação em novos projetos educacionais para a rede municipal desde 2019. Após vencer o  Prêmio Espírito Público, ele recebeu ainda outras duas homenagens, uma da Secretaria de Educação e outra da Prefeitura de Paulista.

Gláucio Ramos – PE

Vencedor do eixo setorial Educação – 2019

Acredito que todos nós estamos aqui por uma causa, um propósito. Uma parte desse propósito passa pela nossa vida profissional. Portanto, se você está no serviço público, é para cumprir esse propósito com louvor. A vida é breve e não podemos gastá-la exercendo nossa profissão de maneira mediana. Temos que entregar a excelência. Portanto, se você, servidor público, tem entregado o seu melhor, esse prêmio é pra você.

Portas que se abrem

Caçula de 15 irmãos e filha de analfabetos, Rosinadja Morato sempre foi aplicada nos estudos. Além de duas graduações, em Administração e Letras, a sergipana fez mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e, atualmente, cursa o doutorado em Sociologia na Universidade Federal do Sergipe (UFS). Como analista de Planejamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um estudo profundo para investigar as causas do baixo desempenho de sua equipe, composta por 18 pessoas, a maioria contratadas. Chegou à conclusão de que os atrasos nas entregas se deviam ao medo da demissão. Começou, então, um trabalho focado no engajamento dos colaboradores. Por meio de um projeto de capacitação, o EconCine, que debatia questões sociais e de gestão, melhorou as pesquisas de qualidade do serviço, o que lhe rendeu o Prêmio Espírito Público no eixo setorial Gestão de Pessoas em 2020.

Desde então, Rosinadja diz que o “reconhecimento ficou evidente” e “muitas portas se abriram”. Mais requisitada para dar opiniões e participar de projetos, ela traduz o sentimento de ter seu trabalho visto nacionalmente:

“Não tem preço. Saber que você pode servir de inspiração, que pode ajudar outros colegas espraiados pelo Brasil afora com ideias que, muitas vezes, são simples e tornam viável o atendimento a uma necessidade que era uma dificuldade intransponível por diversos fatores, é muito gratificante”, comemora.

Rosinadja Morato – SE

Vencedora do eixo setorial Gestão de Pessoas – 2020

Acredite em você. Acredite que o seu trabalho, ideia e trajetória fazem a diferença para sua instituição, para nosso país e, com certeza, serão uma inspiração para os colegas que estão sedentos de ideias e boas práticas. Podemos transformar a realidade do serviço público através da disseminação de bons exemplos.

Um convite que fez história

Foi por um acontecimento difícil em sua vida, ainda na infância, que a gaúcha e filha de agricultores, Cintia Aires, tirou motivação para seguir uma carreira estável no serviço público. Quando tinha 11 anos, o pai foi preso por um crime cometido havia sete anos. De repente, sua mãe se viu sozinha para sustentar os filhos e começou a trabalhar como doméstica. Cintia e a irmã mais velha passaram a se dividir entre a escola e o trabalho infantil. Enfrentando esse duro período, a gaúcha mergulhou nos estudos para garantir que o futuro seria diferente. Cursou Geografia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e, em 2012, foi aprovada no concurso da Guarda Municipal.

Lá, começou a desenvolver um trabalho de destaque e criou o Observatório Municipal de Segurança Pública. Junto com a sua equipe, construiu um banco de dados criminais para que, a partir dos indicadores encontrados, fosse possível melhorar o policiamento e diminuir a ocorrência de crimes praticados no município. Em três anos, os casos de violência reduziram e, por causa do belo trabalho, a profissional foi destaque no eixo setorial Segurança Pública do Prêmio Espírito Público em 2021.

Em uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal onde apresentava indicadores criminais monitorados pelo Observatório de Segurança Pública de Pelotas, Cintia foi surpreendida com uma homenagem da prefeita. “Me emocionei bastante, não esperava tal ação.” Mas o melhor ainda estava por vir. Meses após a premiação, ela foi convidada a assumir o Comando da Guarda Municipal de Pelotas, sendo a primeira mulher a conquistar o posto em 32 anos de instituição.

Cintia Aires-RS

Vencedora destaque do eixo setorial Segurança Pública – 2021

Compartilhem as boas práticas, temos que dar vulto para ações propositivas e do bem. Vamos fazer o melhor que podemos independentemente das condições, isso nos trará satisfação pessoal e profissional, como também garantia de direitos. Hoje estou como Comandante da Guarda Municipal de Pelotas e uso minha experiência para motivar colegas.

As inscrições estão abertas para a 5ª edição do Prêmio Espírito Público. Acredite no seu poder de transformação.

Jornalismo: Ana Letícia Ribeiro.