Close
Vencedores de 2022 definem o significado do Prêmio Espírito Público

Despertar olhares de admiração dos colegas de trabalho, mais visibilidade e participação são algumas das mudanças trazidas pelo reconhecimento público. Poder motivar outros profissionais pelo país e ajudar a transformar a realidade do serviço prestado à população é o que mais tem sensibilizado os vencedores da 5ª edição do Prêmio Espírito Público.

O grupo começou a sentir os efeitos da conquista já na cerimônia de premiação, realizada em novembro. 

Inspiração

Para Leandro Lira, contemplado no eixo Intersetorial, ver seu trabalho estampado em matérias de grandes veículos é especial. Mas o que mais mexe com o funcionário da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é o fato de, com a sua trajetória, poder estimular outros profissionais públicos a buscar a excelência. “Por um lado, representa a maior honraria que eu poderia ter no setor público do país, por nos colocar como representantes do Espírito Público Brasileiro. Por outro lado, é uma responsabilidade que passo a carregar, no sentido de me manter merecedor deste reconhecimento e continuar sendo instrumento de motivação e melhoria no serviço público”, destaca.

A criação de Leandro, o Processo Judicial Digital (Projudi), é o primeiro software do país a implementar o processo virtual em larga escala; inovação sem igual dentro do sistema judiciário brasileiro. 

Valorização

Joel de Andrade, vencedor do eixo Saúde, destacou a projeção como uma forma de valorização do tema ao qual se dedica. Responsável pelo SC Transplantes, onde trilha seu percurso há quase 20 anos, o médico esteve à frente da implantação de um modelo de doação de órgãos revolucionário, que levou o estado à liderança nacional em transplantes e já impactou cerca de 20 mil vidas.

 “Como mencionei no memorial da candidatura, o trabalho do coordenador de transplantes é pouco reconhecido e valorizado no nosso país, nesse sentido, o prêmio trouxe luz ao tema e uma ajuda no sentido de consolidar a atividade de coordenação de transplantes no Brasil”, ressalta.

Exemplo

Firmando-se como uma boa prática também na área da saúde, em especial num período difícil de crise sanitária, o projeto Painel Interativo de Higiene de Mãos do Hospital Universitário da UFMA – EBSERH conquistou mais credibilidade. Higienizar as mãos com regularidade passou a fazer parte da rotina de funcionários, pacientes e acompanhantes graças à iniciativa, que traça um panorama dinâmico da frequência com que a comunidade hospitalar realiza o ato. A equipe venceu o Prêmio Espírito Público 2022 no eixo Enfrentamento à Covid-19.

“Sempre que olhamos o troféu, lembramos e nos motivamos a nunca desistir e sempre inovar. A Covid havia nos deixado exaustos, ver vidas que se esvaíam por nossas mãos nos causou um grande impacto, porém quando escutamos o nome do projeto ser pronunciado, em rede nacional, fomos levados à revivência de tudo o que tínhamos passado e todas as vidas que havíamos transformado através de um simples gesto, mas que de maneira sistematizada conseguiu fazer o que era imprescindível naquele momento: salvar vidas”, conta, emocionada, a representante do projeto Ana Cássia Bastos Nascimento.

Visibilidade

Quem também observa a repercussão do trabalho é a vencedora do eixo Desenvolvimento Social, Renata Valéria Sousa. “O que me chamou atenção foi o contato e interesse de pessoas de São Paulo, Bahia e Maranhão, em realizar projetos em parceria conosco”, relata, surpresa. Ela tem ganhado visibilidade em reportagens e chegou a receber uma homenagem na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde coordena um projeto que busca a sustentabilidade por meio da criação de abelhas na Zona da Mata e no Sertão de Pernambuco, trabalho que lhe rendeu o prêmio. Segundo Renata, os apicultores e apicultoras envolvidos também são impactados pela conquista.

“Como professora, pesquisadora e extensionista de uma universidade pública, saber que o reconhecimento e divulgação do meu trabalho pode inspirar uma sociedade que acredita em pessoas que transformam, não tem preço”, finaliza.

Oportunidades

Para Felipe Guimarães, vencedor do eixo Meio Ambiente, o Prêmio Espírito Público também tem aberto portas e sido um “divisor de águas” na carreira. Seu trabalho no Ibama tem sido reconhecido e o profissional, recebido convites para parcerias dentro e fora do país. Recentemente foi convidado pela Escola Nacional de Botânica Tropical para ser instrutor em um curso, e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (do inglês, UNODC) para palestrar em eventos sobre identificação e rastreabilidade da madeira. Um deles já foi realizado em Quito, no Equador, o outro será no mês de maio, em Brasília. 

“Todos nós temos um poder de transformação enorme nas nossas mãos e poucos usam esse poder para realmente transformar, porque estão sufocados com as tarefas do dia a dia e não conseguem enxergar o cenário de forma mais ampla. Já há alguns anos percebi que não é preciso reinventar a roda para fazer a diferença no seu ambiente de trabalho”, afirma.

Felipe desenvolveu um curso voltado para fiscais que impactou o combate à exploração ilegal de madeiras no Brasil. 

Desconstruindo estigmas

Desde que o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) recebeu o Prêmio Espírito Público 2022 no eixo Educação, os frutos do reconhecimento desse trabalho vêm sendo colhidos. Um deles é a possibilidade de desconstruir mitos que rondam o serviço público. “Saber que existem tantas pessoas realizando projetos incríveis no serviço público nos faz acreditar que as coisas estão dando certo. É uma renovação de ânimo para o nosso trabalho. O serviço público é muito estigmatizado, sendo importante que as pessoas tomem conhecimento de ações que enalteçam as boas práticas e percebam o quão é importante investir no servidor público”, ressalta Jeany Rodrigues, representante da equipe do PPAIC.

Um grupo de 15 profissionais da Secretaria Estadual de Educação do Piauí realizou uma mobilização inédita, conseguindo a adesão de todos os 224 municípios do estado ao PPAIC. “A pauta da alfabetização de crianças é prioritária e merece toda a visibilidade possível. Vencer o prêmio é, mais do que tudo, mostrar ao Brasil o quanto nós almejamos que todas as crianças, não só do Piauí, mas de todo o país, tenham o acesso digno a uma educação de qualidade”, completa Jeany.

Empoderamento

Vencedores do eixo Gestão de Pessoas, a equipe do projeto Outubro Movimente: De Repente a Gente Muda a Mente foi pioneira na Secretaria Estadual de Planejamento do Mato Grosso (Seplag-MT) ao valorizar o empreendedorismo entre os profissionais públicos, apresentando novas ferramentas para otimizar o desempenho de suas funções. Estabeleceram importantes conexões com quem se reinventa e inova para melhorar a vida do cidadão. Para os profissionais, a premiação significa, além do reconhecimento, empoderamento.

“Vencer o Prêmio Espírito Público nos mostra o reconhecimento de que o nosso trabalho vai pelo caminho certo, que a valorização do servidor público é importante para a entrega de produtos e serviços de qualidade, e nos empodera para ousar mais nas nossas ações”, relata a equipe.

Um momento marcante para o grupo após a premiação foi a participação no primeiro encontro da Rede Espírito Público, promovido pela República.org, em que os vencedores compartilharam suas trajetórias e projetos. “O êxtase e a surpresa por estar entre os ganhadores eram sentimentos comuns. Todos mostraram muita generosidade, empatia e preocupação pelo bem-estar do cidadão. O espírito público que se percebe de ouvir qualquer das falas é a maior inspiração”, finaliza.

Liderança

Coordenado por Sandra Liss, o projeto Educação Antirracista, vencedor na categoria Votação Popular, já é fonte de inspiração para localidades próximas à Cachoeira, na Bahia, onde a iniciativa nasceu. 

“Municípios vizinhos informaram que vão criar o plano antirracista. Além disso, recebemos convites de universidades próximas para apresentar o projeto. Houve uma projeção também em mim, enquanto mulher negra, e na prefeita Eliana Gonzaga – a 1ª mulher negra a comandar a cidade de Cachoeira. Nosso lugar de liderança foi ressignificado a partir do Prêmio Espírito Público”, orgulha-se Sandra.