Gente, Gestão e
Finanças Pública

Ilma Leonor Magarão Paiva Keysselt

Lauro de Freitas, Bahia

Trajetória

A delegada Ilma Leonor Magarão Paiva Keysselt tinha apenas 23 anos quando entrou para a Polícia Civil da Bahia, em 1996, e assumiu a delegacia de Caravelas, cidade pequena no sul do estado nordestino. Formada em Direito pela Universidade Católica de Salvador, a oportunidade surgiu como uma forma de testar os aprendizados que teve durante a graduação. A decisão, porém, acabou se tornando o início de uma trajetória de mais de duas décadas em busca da capacitação e do empoderamentos dos agentes de Segurança Pública da Bahia.

A primeira lição que teve ao assumir o cargo foi de que ser policial era muito mais do que empunhar uma arma. Ouviu de um respeitado advogado do pequeno município baiano que era preciso ser “algodão entre cristais”. Deveria proteger e cuidar das pessoas, nas suas mais complexas demandas, desde a investigação de um crime ao amparo e acolhimento dos cidadãos.

Ilma desejava ir mais longe, assim, em 1999, assumiu a Delegacia de Camaçari, a “Cidade Industrial” da Bahia. Passou, então, a liderar uma equipe de aproximadamente 30 pessoas e a lidar com desafios envolvendo investigações de grupos de extermínio, roubo a banco e latrocínio.

Com o tempo, a profissional pública foi percebendo a necessidade de investimento em inteligência e na formação das equipes policiais. Sentia que os agentes precisavam ser mais valorizados para se sentirem motivados a continuar a fazer um bom trabalho. Por isso, se especializou em Políticas e Gestão de Segurança Pública, além de ter feito curso nas áreas de Metodologia do Ensino Superior, Planejamento e Gestão, Projetos e Liderança.

Durante sua trajetória, Ilma manteve o pensamento voltado para a capacitação e valorização dos agentes, implementando projetos de capacitação para dar aos profissionais mais autonomia no ambiente de trabalho. Uma das estratégias que a delegada adotou para aumentar a autoestima da equipe foi reunir em um livro os relatos de pessoas de diversos níveis da Polícia Civil. Assim, os profissionais se sentiram reconhecidos e valorizados. Ilma também elaborou um banco de talentos com colaboradores voluntários.

Atualmente, Ilma faz parte do gabinete do Delegado-Geral da Polícia Civil e trabalha como gerente do Projeto de Implantação do Sistema de Gestão Estratégica da corporação. Filha de um profissional público aposentado, a delegada mudou a visão da família ao mostrar que o trabalho policial vai além da ação de repreensão e vai desde o acolhimento dos cidadãos a valorização do profissional. Hoje, mais do que prêmios e honrarias, Ilma tem como maior gratificação o orgulho de seu pai.

Carla Guaitanele – Finalista

Clique e confira essa historia

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br