Como reconhecer e compartilhar trajetórias de profissionais públicos que transformam?

O Prêmio Espírito Público nasceu, em 2018, como resposta a essa pergunta. Em um setor repleto de estigmas, sua existência revela a importância da mudança de pensamento sobre os profissionais públicos e suas trajetórias. Resultado da construção coletiva de diversas organizações, seu foco é reconhecer e prestigiar a atuação desses profissionais que trabalham diariamente com o propósito de transformar o serviço público e a sociedade.

O Prêmio Espírito Público é um projeto da Parceria Vamos – formada pela Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org – com o suporte de instituições que acreditam no poder transformador do serviço público para sociedade.

Depois de uma bem-sucedida edição em 2021, o Prêmio Espírito Público inova ao incluir o eixo Intersetorial na categoria Pessoas que Transformam somando-se aos demais quatro eixos (Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Pública). Como 2ª novidade, o eixo setorial Gestão de Pessoas agora passa a ser uma categoria de projetos,  bem como o de Educação. E ainda temos a inclusão do novo eixo Enfrentamento à Covid-19, abordando as iniciativas multidisciplinares com resultados expressivos para garantir a melhoria do serviço público durante a pandemia.

E, por fim, na Votação Popular faremos uma menção honrosa a uma iniciativa que tenha contribuído de maneira efetiva e relevante para a promoção da diversidade (mulheres, pretos, pardos, quilombolas, pessoas com deficiência, população LGBTQIAP+ e indígenas) no serviço público. Para as categorias de Pessoas e Projetos que Transformam serão realizadas inscrições, enquanto na Votação Popular as candidaturas serão apresentadas a partir de indicações dos parceiros institucionais do Prêmio. 

Além de dar visibilidade às suas contribuições para o Brasil, mais uma vez os profissionais públicos serão premiados em dinheiro e com uma jornada de aprendizado com especialistas em gestão pública. Nosso objetivo é o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas com profissionais públicos de outros setores, contextos e regiões do Brasil. Assim, agregando mais valor à continuidade das suas atuações.

O que é Espírito Público?

Por Espírito Público compreendemos os profissionais e equipes comprometidos com a melhoria contínua dos serviços públicos para a sociedade, mas, sobretudo, aqueles que demonstram ao longo de sua trajetória uma carreira íntegra e dedicada ao setor e para a coisa pública. Ter Espírito Público envolve possuir como direcionador iniciativa e capacidade de ser uma referência inspiradora e mobilizadora para seus pares e para os cidadãos em geral, que são o foco da administração pública.

O Prêmio Espírito Público não tem qualquer tipo de vinculação política ou partidária.

Critérios de avaliação

Prêmio Espírito Público

Impacto social

No critério Impacto social são analisadas as contribuições e resultados para a sociedade brasileira e/ou para a gestão pública. Iniciativas (projetos, políticas e/ou soluções); o contexto em que as iniciativas foram desenvolvidas; como suas iniciativas atendem às necessidades sociais do seu contexto; e os resultados alcançados, quantitativa e qualitativamente.

São subcritérios: o atendimento das necessidades sociais e da organização; a relevância da política e qualidade da prática implementada; o uso de dados e evidências na tomada de decisão; e a criação de capacidade institucional.

Contribuição técnica

No critério Contribuição técnica é analisada a capacidade de gerar aportes técnicos para o seu campo de atuação. Metodologias, ideias, métodos, ferramentas, abordagens e aplicações inovadoras. Por inovador entendemos quaisquer ações práticas, viáveis, eficientes e eficazes que proporcionem uma nova solução pertinente para um problema presente, seja de forma incremental ou disruptiva. 

São subcritérios: a utilização e disseminação de metodologias; a relevância da contribuição técnica: resolutividade e impacto; o grau de inovação: pertinência, viabilidade e aplicações práticas.

Capacidade de mobilização e efeito multiplicador

No critério Capacidade de mobilização e efeito multiplicador é analisada a habilidade de inspirar, engajar e mobilizar seus colegas no ambiente de trabalho, por meio de uma atuação empática e colaborativa. Empatia na sua trajetória, não apenas com os seus pares, mas também com os cidadãos para quem suas ações se destinam, contribuindo com uma cultura de transparência e participação social.

São subcritérios: capacidade de liderança e inspiração; atuação colaborativa com equipe e outros atores; e a atuação transparente e aberta à participação social.

Iniciativa e integridade

No critério Iniciativa e integridade é analisada a postura diante de contextos adversos e não favoráveis, a transformação de situações em aprendizados durante a sua trajetória, e as motivações para atuação no setor público. Respeito à ética e aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, além de demonstrarem seu propósito e dedicação ao setor público.

São subcritérios: a capacidade de adaptação e superação; a atuação íntegra e comprometida com a defesa do setor público (propósito e motivação); a consciência da sua trajetória e incorporação de aprendizados.

Categorias de premiação

Prêmio Espírito Público

Nesta edição, o Prêmio Espírito Público está dividido em duas categorias, de acordo do perfil do público a ser reconhecido: Pessoas que Transformam e Projetos que Transformam. Cada categoria está distribuída em eixos setoriais, ou seja, a temática setorial na qual a trajetória ou projeto do candidato deverá se enquadrar. Os eixos setoriais contemplados nessa edição do prêmio refletem as principais agendas públicas em destaque atualmente.

Os candidatos devem se inscrever em apenas um eixo setorial principal da sua trajetória.

Pessoas que Transformam

Reconhecimento de trajetórias individuais de profissionais públicos que atuam em um dos eixos setoriais a seguir:

Desenvolvimento Social
Enquadram-se profissionais públicos que atuam em nível estratégico, tático ou operacional em políticas, órgãos ou programas relacionados à/ao:

  • assistência social; 
  • inclusão social e produtiva; 
  • segurança alimentar e nutricional;
  • renda e cidadania; 
  • atenção à primeira infância e terceira idade; 
  • cuidado e prevenção às drogas; e
  • fortalecimento de vínculos familiares e comunitários da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

Meio Ambiente
Enquadram-se profissionais públicos que atuam em nível estratégico, tático ou operacional em políticas, órgãos ou programas relacionados à/ao: 

  • manutenção do equilíbrio ecológico; 
  • racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;
  • planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais;
  • proteção dos ecossistemas e preservação de áreas representativas;
  • controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras;
  • recuperação de áreas degradadas;
  • proteção de áreas ameaçadas de degradação;
  • mudanças climáticas; e 
  • educação ambiental das comunidades, a fim de capacitá-las para participação ativa na defesa do meio ambiente.

Saúde
Enquadram-se profissionais públicos que atuam em nível estratégico, tático ou operacional em políticas, órgãos ou programas relacionados aos três principais campos da atenção à saúde: 

  • assistência dirigida às pessoas, aos indivíduos ou à coletividade nos equipamentos ambulatoriais, hospitalares e programas de assistência domiciliar; 
  • intervenções ambientais no sentido amplo, como o controle e o acompanhamento de vetores e condições ambientais; e 
  • políticas externas ao setor de saúde que influenciam os processos saúde-doença da coletividade, como as relacionadas às políticas macroeconômicas, ao emprego, à habitação e à educação.

Segurança Pública
Enquadram-se profissionais públicos que atuam em nível estratégico, tático ou operacional em políticas, órgãos ou programas relacionados à/ao:  

  • qualificação dos profissionais públicos;
  • fortalecimento da participação social dos conselhos de segurança pública;
  • aprimoramento da investigação e da perícia;
  • produção e publicação de estudos e diagnósticos para a formulação e avaliação de políticas públicas; e 
  • desenvolvimento de ações de prevenção à violência e à criminalidade, prioritariamente relacionadas à letalidade da população jovem negra, das mulheres e de outros grupos vulneráveis.

Intersetorial
Enquadram-se profissionais públicos que possuem trajetórias íntegras e dedicadas à melhoria contínua do acesso aos serviços públicos de qualidade pela população brasileira de forma intersetorial, isto é, que atuaram em diferentes programas, órgãos ou frentes de trabalho em nível estratégico, tático ou operacional ao longo de suas carreiras.

No eixo Intersetorial não serão consideradas inscrições de trajetórias que se enquadram na categoria Projetos que Transformam.

Projetos que Transformam

Reconhecimento de projetos desenvolvidos por, no mínimo, três profissionais públicos, independentemente da relação hierárquica. Englobam-se pessoas de diferentes setores ou entidades da administração pública direta e indireta cujo projeto esteja contido em um dos seguintes eixos setoriais: 

Educação
Enquadram-se projetos desenvolvidos por profissionais públicos nos seguintes temas:

  • superação das desigualdades educacionais;
  • formação e valorização dos profissionais da educação;
  • monitoramento e avaliação do aprendizado; e financiamento da educação.
  • financiamento da educação.

Gestão de Pessoas
Enquadram-se projetos desenvolvidos por profissionais públicos no seguintes temas:

  • a criação e promoção de políticas para lideranças: atração e seleção, desempenho, desenvolvimento e engajamento;
  • programas de atração e impulsionamento de talentos/empreendedores internos;
  • reformas de carreiras ou administrativas;
  • a promoção de modelos inovadores de mobilidade e gestão do trabalho;
  • formas de contratação inovadoras (concursos, temporários, estagiários, trainees);
  • trabalhos de promoção de cultura/clima organizacional;
  • a cultura de alto desempenho e a integridade institucional;
  • a motivação e o engajamento de lideranças e equipes;
  • a inovação em gestão de pessoas; 
  • a análise e a disponibilização de dados, com aumento da transparência; 
  • a capacitação institucional ou individual interna ou externa ao local de trabalho;
  • formas inovadoras e efetivas de avaliação de desempenho;
  • estratégias de realocação, redistribuição e dimensionamento da força de trabalho;
  • iniciativas de sistemas de gestão de pessoas.

Enfrentamento à Covid-19
Enquadram-se projetos, desenvolvidos por profissionais públicos, dedicados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 nas seguintes áreas:

  • controle e organização dos serviços e sistemas de saúde; 
  • cuidado e segurança do paciente;
  • saúde do trabalhador; 
  • impactos sociais da pandemia.

Votação Popular

Buscando reconhecer, disseminar e estimular o desenvolvimento de projetos que contribuam de forma efetiva e relevante para a promoção da diversidade no, e a partir do, setor público, a 5ª edição do Prêmio Espiríto Público contempla uma Menção Honrosa para iniciativas que fomentem a inclusão social e produtiva dos grupos historicamente sub-representados no país (mulheres, pretos, pardos, pessoas com deficiência, população LGBTQIAP+ e indígenas) e que atuam na garantia dos direitos dos povos indígenas e comunidades quilombolas

Nesta Menção, as candidaturas serão apresentadas a partir de indicações dos parceiros institucionais do Prêmio, e a seleção será realizada através de votação popular.

A Menção Honrosa reconhecerá projetos ou iniciativas, não sendo consideradas trajetórias individuais.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br