Como reconhecer e compartilhar as trajetórias de profissionais públicos que transformam?

O Prêmio Espírito Público nasce como resposta a esta pergunta. Em um setor repleto de estigmas negativos, sua existência revela a importância da mudança de pensamento sobre os profissionais e suas histórias no setor público. Resultado da construção coletiva de diversas organizações, seu foco é reconhecer pessoas que transformam estes serviços diariamente gerando contribuições por todo o Brasil.

A iniciativa é organizada por um grupo de organizações formada pela Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org – junto ao Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD), com o suporte fundamental dos parceiros: Agenda Pública, Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Centro de Liderança Pública, Ensina Brasil, Escola Nacional de Administração Pública – Enap, Frente Nacional de Prefeitos, Instituto Arapyaú, Instituto Betty e Jacob Lafer, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde – IEPS, Instituto de Tecnologia e Sociedade, Instituto Desiderata, Instituto Igarapé, Instituto João e Maria Backheuser, Instituto Sou da Paz, Itaú Social, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil – PNUD, Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, Saúde Criança, SOS Mata Atlântica, Vetor Brasil.

Depois de uma bem-sucedida edição em 2019, com mais de mil inscritos de todos os estados do país, o Prêmio Espírito Público traz importantes novidades em 2020, que visam dar visibilidade ao fundamental trabalho dos profissionais públicos brasileiros que estão na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19. Para valorizar ainda mais os esforços realizados pelos profissionais da saúde, que unem suas especialidades para cuidar do bem estar da população, a categoria Saúde reconhecerá o trabalho de equipes nesta edição em vez de trajetórias. Além disso, a partir desta edição será criada a Medalha Espírito Público, que terá um tema diferente a cada ano e, em 2020, reconhecerá instituições públicas que estão buscando soluções no combate do novo coronavírus. 

Além da visibilidade de suas contribuições para o Brasil, mais uma vez os profissionais serão premiados em dinheiro e com uma jornada de aprendizado internacional. Nosso objetivo é tanto o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas com profissionais públicos de outros setores, contextos e regiões do Brasil, quanto como conhecer o setor público de outro país. Assim, agregando mais valor a continuidade  das suas atuações.

Dimensões de avaliação

Prêmio Espírito Público

Contribuições técnicas no campo de atuação

Novas ideias, métodos, ferramentas, abordagens e aplicações que desenvolveram ao longo de sua trajetória. Contribuições que demonstram sua busca constante por novas formas de olhar um desafio e melhores formatos para entrega de políticas e serviços públicos.

Contribuição para o desenvolvimento de outros profissionais públicos

Valores e comportamentos essenciais, fontes de inspiração para seus colegas no ambiente de trabalho.  Contribuições para o desenvolvimento das equipes, pares, e, demais colegas.

Resultados entregues para a sociedade

Principais projetos, políticas e soluções que geraram resultados mensuráveis e significativos. Resultados que possibilitaram que o país avançasse e melhoraram a vida de um grupo de pessoas.

Resiliência e Superação de Adversidades

Momentos mais difíceis, que exigiram grande disposição para lidar com as adversidades e barreiras encontradas no serviço público. Estratégias adotadas para superar a situação que contribuíram na continuidade e excelência dentro da administração pública.

Regulamento

Entenda os critérios
de seleção e
categorias
do prêmio

Assine nossa newsletter

[email protected]