SOBRE

PRÊMIO ESPÍRITO PÚBLICO

O Prêmio Espírito Público surgiu do desejo de reconhecer e divulgar as trajetórias de profissionais públicos que realizam grandes contribuições para o Brasil. Seu papel se torna ainda mais importante no momento de crise e desesperança por que passa o país. Com o prêmio, queremos mostrar que há profissionais públicos lutando contra todas as adversidades,estimulando suas equipes e desenvolvendo projetos inovadores e de relevância social.

“Muitas das pessoas que trabalham no setor público brasileiro já são ou têm o potencial para serem importantes protagonistas na construção de um Brasil melhor, e esta convicção foi confirmada pelas centenas de histórias emocionantes recebidas”, afirma Eloy Oliveira, diretor-executivo do Instituto República, que realiza a primeira edição do prêmio em parceria com a Agenda Brasil do Futuro. Ambas as organizações não têm fins lucrativos e são apartidárias.

Apresentamos aqui as histórias dos 12 finalistas, escolhidos entre 375 inscritos em quatro categorias: Educação, Meio Ambiente, Segurança Pública e Gente, Gestão & Finanças Públicas. Em 14 de agosto de 2018, uma cerimônia no Museu de Arte do Rio premia cada um dos quatro vencedores com R$ 50 mil e uma viagem a Londres para conhecer instituições do serviço público britânico, organizada pelo jornal The Guardian.

“Acreditamos fortemente que, para resolver os diversos desafios econômicos e sociais do Brasil, precisamos do talento e dos esforços de nossos profissionais públicos”, defende Marina Cançado, diretora executiva da Agenda Brasil do Futuro.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

PRÊMIO ESPÍRITO PÚBLICO

Inspiração para a equipe e no ambiente de trabalho:

Neste critério, avalia-se os principais valores e comportamentos do candidato que são fonte de inspiração para seus colegas no ambiente de trabalho. Alguns exemplos são persistência, capacidade de execução, dedicação, busca por contínua qualificação, conduta ética, preocupação com o desenvolvimento do time, capacidade de engajamento e de comunicação.

Contribuições técnicas para a área de atuação:

Neste critério avalia-se as novas ideias, métodos, ferramentas, abordagens e aplicações que o candidato trouxe para sua área. Em especial, observa-se o grau de aceitação e disseminação destas novas ideias dentro da comunidade de especialistas daquele tema.

Resultados e impactos para a sociedade:

Neste critério, avalia-se os principais resultados e impactos que o candidato gerou para a sociedade e porquê essas conquistas são importantes para o país. Em especial, observa-se o contexto no qual o trabalho foi realizado: escassez de recursos técnicos, barreiras
institucionais, incerteza política, insuficiência de recursos orçamentários, melhorias de processo, potencial de escala da solução, resultados e impactos na vida dos beneficiários.

Resiliência e Superação

Neste critério, avaliam-se os momentos de grande superação e que exigiram forte resiliência para lidar com as adversidade e barreiras
encontradas no serviço público.

Regulamento

CLIQUE ABAIXO E FAÇA O DOWNLOAD DO REGULAMENTO EM PDF