Close
Instituição que Transforma: saiba como o trabalho da Epagri ajuda a garantir segurança alimentar no campo e na cidade

A fome voltou a crescer e é um dos problemas mais graves do Brasil. De acordo com dados recentes divulgados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), três em cada dez famílias brasileiras enfrentam restrição no acesso à alimentação, um direito básico de todo cidadão.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) caminha na contramão da insegurança alimentar, semeando esperança em dias melhores por meio do estímulo à agricultura familiar. Presente em todos os municípios do estado, leva conhecimento e tecnologia para o campo, incentivando e promovendo uma produção que ultrapassa fronteiras, indo de Norte a Sul do país.

“No Brasil, 70% do alimento produzido é proveniente da agricultura familiar. Em Santa Catarina essa realidade não é diferente: 80% das propriedades do estado são pequenas propriedades classificadas como agricultura familiar e com as quais a Epagri trabalha. Todo o serviço de pesquisa, extensão, assistência técnica e de políticas públicas realizado pela Epagri vem ao encontro da produção de alimentos limpos e saudáveis, que representa a segurança alimentar não só das famílias rurais, mas principalmente da sociedade como um todo”, explica Edilene Steinwandter, representante da instituição.

Atualmente, a Epagri atende mais de cem mil famílias e oferece assistência para agricultores por meio dos seus extensionistas. Mais de dois mil jovens já participaram das capacitações promovidas pela instituição e, com isso, puderam se manter no meio rural e, em alguns casos, até retornarem de áreas urbanas. Durante a pandemia, a Epagri reinventou o formato de seus cursos e atendimentos, lançando canais de comunicação online e, até hoje, segue expandindo de maneira crescente o seu público.

De forma inédita, o Prêmio Espírito Público 2021 abriu votação popular na categoria “Instituições que Transformam”, e a Epagri foi a grande vencedora, por democratizar o conhecimento acerca do campo e contribuir para solucionar um problema social histórico brasileiro.

 

Acredite no seu poder de transformação.