Comitês setoriais

Prêmio Espírito Público
2018

Escolha uma categoria

Educação

Herman Voorwald

Graduação em Engenharia Mecânica Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FEG/UNESP (1979)
Mestre em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (1983)
Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1988)
Professor Titular da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – FEG/UNESP (1996)
Diretor da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – FEG/UNESP (1992 – 1996)
Assessor Chefe da Assessoria de Planejamento e Orçamento da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2001 – 2008)
Vice-reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2005 – 2008)
Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2009 – 2010)
Secretário da Educação do Estado de São Paulo (2011 – 2015)
Membro do Conselho Superior da FAPESP (2007 – 2013)
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A

Teresa Pontual

Teresa Pontual é Gerente Executiva do Centro de Excelência em Políticas Educacionais um think-and-do-tank localizado na EBAPE FGV. Anteriormente, foi Diretora de Currículos e Educação Integral na Secretaria de Educação Básica do MEC, Subsecretária de Educação na Secretaria Municipal da Educação do município de Salvador, Gerente de Projetos na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Teresa é mestre em Política Educacional Internacional pela Universidade de Harvard em Massachusetts, Lemann Fellow, especialista em Gestão de Negócios pelo COPPEAD/UFRJ e é bacharel em Ciência Política pela faculdade de Swarthmore na Pensilvânia

Mariza Abreu

Formada em História e Direito pela UFRGS. Professora na rede estadual e privada no RS, 1979/91. Diretora do CPERS e da CNTE, 1987/91. Consultora Legislativa na área de educação da Câmara dos Deputados, concursada, 1991/2011. Secretária de Educação de Caxias do Sul e Presidente da UNDIME/RS, 2005/06. Secretária da Educação do RS e Vice-Presidente da Região Sul do CONSED, 2007/09. Atualmente, consultora na área da educação da CNM e integrante de comitês do Todos pela Educação. Autora e co-autora de livros e artigos na área da educação. Co-autora do livro A luta dos professores gaúchos de 1979 a 1991: o difícil aprendizado da democracia. POA: L&PM, 1982. E do livro Plano de carreira e remuneração do Magistério Público: LDB, FUNDEF e diretrizes nacionais e nova concepção de carreira. BSB: FUNDESCOLA/MEC, 2000. Autora do livro Organização da Educação Nacional na Constituição e na LDB. Ijuí: Ed. UNIJUí, 1999. E do livro “Boa Escola para Todos: Gestão da educação e debate sobre valorização dos professores no Rio Grande do Sul – 2007 a 2010”. POA: Ed. AGE, 2011.

Gente, Gestão e Finanças

Ana Marina

Head do Departamento de Mobilização do Centro de Liderança Pública, acumula experiência de mais de 8 anos no terceiro setor. Conduziu estudos, projetos de advocacy e política públicas em áreas como competitividade, segurança pública, infraestrutura, educação básica, previdência e reforma política. Trabalhou em projetos com organizações internacionais como Embaixada Britânica, AIESEC, YWAN e YMCA. Mestranda em Gestão e Políticas Públicas (FGV), Pós-graduada em Ciência Política e Bacharela em Ciências do Estado pela UFMG, com certificação em Direitos Humanos e Democracia pelo Instituto de Direitos Humanos da Catalunha; em Liderança Feminina pela l’ENA (França) e ENA-SC e em Liderança Adaptativa pela Harvard Kennedy School.
Condecorada com a Comenda do Governo de Oklahoma, por ajudar a trazer as pessoas juntas pela paz.
É pesquisadora; Empreendedora Cívica RAPS, Co-Fundadora e Vice Presidente da Associação dos Profissionais do Campo de Públicas (Pro Pública Brasil) e membro do Global Shapers, rede de lideranças ligada ao Fórum Econômico Mundial.

Francisco Gaetani

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Ciência Política e mestrado em Políticas Públicas pela London School of Economics. No Ministério do Planejamento (MP), Gaetani ocupou os cargos de secretário-executivo, secretário-executivo adjunto e secretário de Gestão. Ele também já foi secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Na Enap, atuou como diretor de Formação. Gaetani também trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tendo ocupado, entre outros, o cargo de coordenador-geral no Brasil. Desempenhou, ainda, as funções de diretor da Escola de Governo de Minas Gerais – Fundação João Pinheiro; assessor de Planejamento Acadêmico da UFMG; assessor de Planejamento da Companhia Vale do Rio Doce; e gerente de Projetos da Secretaria de Estado de Trabalho e Ação Social do Estado de Minas Gerais. É também professor licenciado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Daniel Ortega Nieto

Especialista em setor público do Grupo Banco Mundial. Neste cargo, Daniel apoiou projetos e análises na Argentina, Bangladesh, Brasil, México e Moçambique, entre outros países. Ele também desenvolveu o DeCODE, um sistema baseado em evidências que faz uso de dados para ajudar a antecipar e resolver desafios de projetos. Antes de ingressar no Banco Mundial, ele foi assessor do Vice-Ministro de Relações Exteriores do México e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento, assim como do governo dos Estados Unidos. Ele conduziu pesquisas na Harvard, Sciences Po e na Hague Academy of International Law. Daniel recebeu seu título de bacharel no El Colegio de México, um mestrado em gestão de desenvolvimento na  London School of Economics (Chevening Scholar), e um doutorado da Universidade de Georgetown (Fulbright Scholar).

Meio Ambiente

Carlos Klink

Professor Doutor no Depto. de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB) desde 1993. Obteve seu Bacharelado em Ciências Biológicas (1981) e seu Mestrado em Ecologia (1986) pela UNICAMP. Obteve seu Ph.D. em Biologia/Ecologia (1992) pela Harvard University. Fez seu Estágio Pós-Doutoral na University of Maryland at College Park (2005) em Ciências Ambientais. Foi Secretário Nacional para Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente/MMA (2012-2015) e Secretário Executivo do MMA (janeiro-maio 2016). Como Senior Program Officer, do Sustainable Business Advisory da Corporação Financeira Internacional (IFC) do Grupo Banco Mundial, coordenou o Amazon-Cerrado Initiative (2009-2012). Foi o Agriculture Team Leader da Nature Conservancy TNC/Brasil (2006-2008). Possui 25 anos de experiência nos temas uso da terra, mudança do clima, financiamento verde e capacitação, em parceria com instituições públicas, privadas, acadêmicas e ONGs, no Brasil e no exterior. Publicou 2 livros, 45 artigos científicos, 150+ apresentações técnicas. Foi orientador de iniciação científica, mestres e doutores.

Márcia Cortês

Bacharel em Comunicação Social, MBA em Marketing e Mestrado em Ciências e Políticas Ambientais pela Universidade Johns Hopkins. Especialista em questões sociais e ambientais com experiência em organizações internacionais como Banco Mundial, Unesco, Instituto Clima e Sociedade e General Motors do Brasil. Atualmente é Coordenadora de Meio Ambiente e Cidades do Instituto Humanize.

Marcelo Furtado

Diretor executivo da Fundação Alana e co-fundador da plataforma Believe.Earth. Atuou de 2016 a junho de 2018 como facilitador da Coalizão Brasil Clima Floresta e Agricultura, um fórum multistakeholder com representantes da academia, setor privado e sociedade civil para promover uma economia para o uso do solo sustentável, inclusiva e de baixo carbono. Engenheiro Químico por formação com mestrado em energias renováveis. Profissional com mais de 30 anos de experiência como ativista comprometido com o avanço da agenda da sustentabilidade e justiça social através da inovação e mobilização pública nas áreas de Clima, Energia e Uso da Terra. Lemann Fellow e membro do Yale World Fellow Program. Diretor Executivo do Instituto Arapyaú (2013 a 2017) fundação familiar que promove sustentabilidade, justiça, educação e ativismo político. Diretor Executivo do Greenpeace Brasil (2008 a 2013). Diretor de campanhas no Greenpeace Brasil para Floresta, Clima&Energia e Poluição Industrial (2005 a 2008). Atuou no Greenpeace Internacional (1990 a 2005) como conselheiro para políticas públicas em clima, energia e poluição industrial.

Segurança Pública

Carolina Ricardo

Advogada e Socióloga. Mestre em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi assessora de projetos no Instituto São Paulo Contra a Violência, consultora do Banco Mundial, do BID, do Ministério da Justiça e do International Centre for the Prevention of Crime (ICPC) em temas de segurança pública e prevenção da violência. É membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Tem experiência na coordenação direta de projetos, elaboração de pesquisas, e desenvolvimento institucional. Atualmente é Assessora Sênior do Instituto Sou da Paz, com foco na assessoria estratégica à direção, buscando garantir que as ações do Sou da Paz tenham maior impacto social contribuindo para qualificar as políticas públicas de segurança no Brasil. Sua atuação passa por pensar estrategicamente novas parcerias, desenhar modelos inovadores dessas parcerias com o setor público e outros atores, além de viabilizar a concretização das mesmas.

Luis Flávio Sapori

Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/ IUPERJ (2006). Foi Secretário Adjunto de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais no período de janeiro/2003 a junho/2007. Também coordenou o Instituto Minas Pela Paz no biênio 2010-2011. Atualmente é professor do curso de ciências sociais da PUC Minas como também é coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em segurança pública ( CEPESP – PUC Minas ). Além disso, ocupou o cargo de Secretário de Segurança Pública do Município de Betim (MG)no biênio de 2015 a 2016. É autor de diversos artigos científicos e de livros, destacando-se SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL- DESAFIOS E PERSPECTIVAS, publicado pela Editora Fundação Getúlio Vargas, CRACK – UM DESAFIO SOCIAL, publicado pela Editora PUC Minas e POR QUE CRESCE A VIOLÊNCIA NO BRASIL ?, publicado pelas editoras Autêntica e PUC Minas.

Ilona Szabó

Ilona Szabó de Carvalho é diretora-executiva do Instituto Igarapé e cofundadora do Movimento Agora. É colunista da Folha de São Paulo. Mestre em estudos de conflito e paz, por Uppsala (Suécia). Foi secretária-executiva da Comissão Global de Políticas de Drogas e da Comissão Latinoamericana sobre Drogas e Democracia. Foi também pesquisadora e co-roteirista do documentário Quebrando o Tabu (2011) e é autora do livro ‘Drogas: as histórias que não te contaram’ (Zahar, 2017). Em 2015, foi nomeada Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial e palestrou no TEDGlobal em 2014. Nasceu em Nova Friburgo, Rio de Janeiro. É mãe de Yasmin Zoe.

Fale
Conosco

Entre em contato
conosco.

Teremos o maior
prazer em ajudar.

Assine nossa newsletter

contato@premioespiritopublico.org.br